Figurinhas da Copa: conheça a mania que colou no Brasil
Você já completou o seu álbum?
Guilherme MartinsPor Guilherme Martins
É unânime que nem todos os brasileiros concordaram com a lista de Dunga. Mas você trocaria o Luís Fabiano ou o Robinho pelo Adriano? E que tal o Kaká pelo Ronaldinho Gaúcho? Pois isso é o que a garotada – e os adultos também – andam fazendo pelas ruas. Claro, me refiro ao álbum da Copa do Mundo 2010, que virou mania para todas as idades.
Embora o álbum possua algumas gafes, pessoas de todas as idades estão colecionando as figurinhas da Copa. Gabriel Martins, de 8 anos, é um deles e inclusive troca com os colegas na escola. “Acho que o álbum é muito bem feito e todo mundo está colecionando”, afirma.
Mania sem idades
O estudante de engenharia, Felipe Silveira Gambacorta, de 20 anos, precisa de só mais oito figurinhas para completar o seu álbum. “Eu acho que o álbum nunca foi direcionado só para crianças e adolescentes. Meu pai, aos 54 anos, adorou colecionar comigo. Ele, assim como eu, achou emocionante abrir os pacotinhos na esperança de sair um Robinho, um Kaká, um Julio Cesar”.
Certa vez, quando foi a um dos postos de troca de figurinhas para completar o álbum, Felipe conheceu um homem de aproximadamente 37 anos, que o chamou até seu carro para trocar. “Enquanto a troca era feita eu dei uma espiada dentro do carro e dou de cara com o filho dele lendo jornal! Algo no mínimo curioso: o pai trocando figurinha enquanto o filhinho lê jornal, a prova viva que atualmente esse hobby não é só para crianças”, conta.
E o hábito de colecionar figurinhas da Copa é muito mais antigo do que pensamos. Só no Brasil, há sessenta anos as figurinhas dos jogadores fazem parte da rotina da Copa. Conheça um pouco mais sobre o primeiro álbum da copa no Brasil!
Ué, mas ele não está na Copa!
O álbum oficial da Copa do Mundo de 2010 começou a ser elaborado em 2008 e contou com a colaboração de profissionais que acompanham o desempenho das seleções, mas ainda assim é possível encontrar várias gafes nas páginas. Neste ano, 46 jogadores que estão nas figurinhas não estão nas listas entregues pelas seleções à FIFA. Veja os que constam no álbum, mas não na Copa!
A escolha de atletas que constam nas páginas de Brasil e Argentina são as mais desastrosas. Jogadores como Cambiasso e Zanetti (ambos da Inter de Milão) e Gago (do Real Madrid) aparecem nas páginas e não foram convocados. Já Martín Palermo do Boca Juniors é apenas um dos que estarão na Copa, mas não no álbum.
Para o lado do Brasil, o mais perto que jogadores como Adriano e Ronaldinho Gaúcho chegarão à África do Sul é através do álbum, porque passaram longe da convocação de Dunga. Já Grafite, para a surpresa de muitos, estará na Copa, porém aí nem podemos culpar o álbum pela sua ausência, dada a improbabilidade da convocação do atleta.
Outras seleções também estão desfalcadas, como no caso do Chile, que não tem o craque Valdívia em suas páginas. Ao contrário, os jovens Borrielo (da Itália) e Benzema (da França) constam no álbum, mas não garantiram seus passaportes para a África.
Machucou!
Algumas das "figurinhas" não estarão na Copa por causa de lesão, como o meia Beckham (Inglaterra), o goleiro Adler e o meia Ballack (Alemanha) e o atacante Drogba (Costa do Marfim).
Quer trocar?
Em Itu, o Plaza Shopping, em parceria com a banca “Revista & Cia”, realizou nos dias 16 e 17 de maio, na Praça de Eventos, um encontro com os colecionadores de figurinhas do álbum da Copa do Mundo.
O objetivo foi a interatividade entre os colecionadores, permitindo a troca de figurinhas repetidas.
E você leitor, o que acha? Se você também coleciona figurinhas, quer trocá-las ou curte essa mania, deixe seu comentário! Sua opinião é sempre bem-vinda!
- Tags
- copa do mundo
- figurinhas
- álbum