Espaço Fábrica São Luiz: colaborando para uma Itu culturalmente ativa
Desde a inauguração, em 25 de setembro de 2004, o Espaço Fábrica São Luiz vem contribuindo para que Itu tenha uma vida cultural mais ativa. A partir desta data, diversos eventos, palestras e exposições já foram feitas. Confira aqui uma retrospectiva sobre as atrações deste ano neste charmoso Espaço.
Deborah Dubner
Desde o dia 25 de setembro de 2004, o Espaço Fábrica São Luiz vem contribuindo para que a Estância Turística de Itu tenha uma vida cultural mais ativa. A partir da sua inauguração, diversos eventos, palestras, exposições, comemorações e mostras já foram realizados.
Este empenho mostra o compromisso da Família Pacheco com a cidade. Somente neste ano, mais de 15 eventos foram realizados no Espaço.
Entre os destaques, a inauguração de uma Cafeteria caipira. No dia 20 de abril, a cidade de Itu ganhou um ponto de encontro para uma boa prosa, tradição das cidades do interior. Num espaço carregado de história, a Cafeteria São Luiz foi buscar na tradição ituana um parceiro de qualidade indiscutível: o Café Ituano, que nos seus sessenta anos de atividades desenvolveu produtos de padrão superior capaz de agradar aos paladares mais exigentes. A opção das quatro sócias — Maria de Lourdes Sioli, Patrícia Murbach, Allie Marie Queiroz e Ana Beatriz Sioli pela antiga Fábrica de Tecidos São Luiz é a valorização do patrimônio histórico e cultural de Itu.
Outro acontecimento importante neste Espaço foi a exposição “Orquídea & Cultura – 1ª Mostra de Flores e Artes”, ocorrida em maio. Foram expostas mais de 2 mil orquídeas cultivadas pelo Orquidário Sol, de Salto. Além da mostra, houve também fotografias detalhadas de orquídeas, da fotógrafa Irit Tommasini. Para Ricardo Pacheco, proprietário do Espaço Fábrica, “esta mostra apresentou uma nova utilização do Espaço, colocando num mesmo local, uma exposição de plantas, arte, música e alimentação”.
E eventos importantes não faltam para o currículo. O Projeto “Terra Paulista: histórias, artes e costumes” fez o lançamento no Espaço Fábrica São Luiz. Com a participação do Coral Vozes de Itu, que criou uma apresentação especialmente para o projeto, o evento emocionou o público de mais de 300 pessoas presentes, apresentando um magnífico trabalho de resgate e valorização da cultura paulista.
Num desdobramento do Projeto Terra Paulista, o Espaço Fábrica São Luiz foi palco, em setembro, de diversas atividades sobre o patrimônio do Vale Médio Tietê, no encontro “A gente e a vida caipira”. Várias oficinas de artes foram realizadas.
A cultura moderna também faz parte da lista de atrações do Espaço. Também em maio deste ano, a Fábrica São Luiz foi palco da Semana de Moda em Itu, que teve desfile de mais de 50 modelos, e objetivo de descobrir novos talentos.
Resgatar e valorizar. Após 10 anos, o Espaço Fábrica São Luiz sediou a “Mostra de Antiguidades de Itu”. Ricardo Pacheco afirma que, “optamos por resgatar essa Mostra, que há muito não acontecia, justamente no período em que se realiza o Festival de Artes. É uma maneira de oferecer aos visitantes e turistas mais opções de entretenimento e compra de qualidade”. Compra também, pois mais de 200 peças foram leiloadas, com parte da renda revertida para a restauração da Igreja do Bom Jesus.
A ecologia fez parte também da agenda de eventos. No mês de julho, aconteceu a II Eco Fest – com exposição de trabalhos reciclados -, e a palestra “Turismo de aventura e esportivo: como incrementar o seu empreendimento”, com o palestrante Marcio Ravelli, que falou sobre o potencial do cicloturismo para Itu.
Além de todos esses eventos, o Espaço comemorou junto com a Prótur, os dois anos desta associação que desenvolve um amplo trabalho prol ao Turismo em Itu.
Entre as diversas exposições realizadas, estão trabalhos dos Clubes de Mães da cidade – com vários artesanatos, bordados, pinturas, crochês –, a exposição de Antiguidade e Colecionáveis – que contou com curiosas antiguidades –, e, entre outras, a Exposição de Presépios, Mesas Decoradas e um Bazar de Natal, ocorrida recentemente.
Com pouco mais de um ano de atividades, o Espaço Fábrica São Luiz mostrou que surgiu para colaborar na divulgação de cultura, e mostrar que não é por falta de espaço que eventos deixaram de acontecer na cidade. E, para o próximo ano, Itu, ituanos e turistas esperam muito mais atrações neste aconchegante lugar.