Educação

Publicado: Quinta-feira, 14 de abril de 2011

Web do Bem: quer ser voluntário?

Conheça um site que promove o voluntariado.

Crédito: site planetavoluntários.com.br Web do Bem: quer ser voluntário?
O site visa desenvolver a cultura do trabalho voluntário organizado

por Deborah Dubner

"O que fazemos por nós mesmos morre conosco, o que fazemos pelos outros permanece e é eterno." (site Planeta Voluntários)

A série Web do Bem apresenta um site que promove o voluntariado. O “Planeta Voluntários” é um site não governamental, apartidário e ecumênico, criado em maio de 2009 por iniciativa do empresário Marcio Demari, com a visão de desenvolver a cultura do trabalho voluntário organizado, que levará o serviço voluntariado a auxiliar  milhões de brasileiros e entidades que necessitam de  todo tipo de ajuda.

A missão é conectar pessoas, que, através da transformação pessoal e social, destinam-se a construir uma solução justa, pacífica e sustentável para o mundo, refletindo a unidade de toda a humanidade.

O site conta com uma Rede Social que pretende cruzar as informações dos voluntários com as instituições cadastradas, sendo um elo entre elas.

Recheado com informações de impacto, o portal traz à reflexão temas como condições econômicas dos brasileiros, fome, poluição, entre outros.

A proposta inspira o voluntariado de empresas e pessoas, e convida a atitudes simples e transformadoras.

Portal GloboRadio

O Portal GloboRadio criou uma rádio exclusiva para o site planeta voluntários com músicas de artistas engajados ou com mensagens por um mundo melhor. Na lista estão U2, Gilberto Gil, Michael Jackson entre outros artistas. O objetivo é criar uma trilha sonora temática para quem navega no site entrar no clima das causas sociais.

Dificuldades de comunicação

Alguns links importantes não estão funcionando (como por exemplo, o cadastramento de voluntariado). Também tentei ligar para o telefone de São Paulo e Rio de Janeiro e não funcionou. Mandei um email e não obtive resposta (ainda).

Mesmo assim, pesquisei muito na Internet, e acredito que é um trabalho sério que tem influenciado positivamente muitas pessoas. Há centenas de publicações nas mídias locais, portais, blogs, jornais, etc, o que demonstra articulação com várias redes e grupos de empresas e pessoas.

Voluntariado

Com este site, fica a sugestão ao leitor de se engajar em algum projeto de voluntariado. Procure na sua rua, bairro, comunidade, um local que tenha a ver com você e que esteja precisando daquilo de melhor que você tem para doar: o seu tempo, carinho, conhecimento e sabedoria. Todas as pessoas podem oferecer o seu melhor para alguém. E no voluntariado - quem pratica já sabe - quem mais ganha é quem doa!

planetavoluntariosbr
Campanha 2010 - Tome Uma Atitude
Comentários