Educação

Publicado: Quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Simulação da ONU reúne mais de 90 jovens no Colégio Monteiro Lobato

Projeto promoveu debates sobre temas de relevância mundial

Crédito: Gabriela Botteon Pereira Simulação da ONU reúne mais de 90 jovens no Colégio Monteiro Lobato
Caracterizados como diplomatas, alunos lideraram discussões sobre temas de relevância mundial

No último sábado, 31 de agosto, mais de 90 jovens estudantes se reuniram no Colégio Integrado Monteiro Lobato, de Itu (SP), para participar da 3ª edição da ONU Jovem. Um dos principais destaques do Ensino Médio do “Monteiro”, o projeto consiste em uma simulação da Organização das Nações Unidas, com o objetivo de estimular o debate sobre temáticas de ordem mundial, além de promover o senso crítico e a capacidade de argumentação.

Caracterizados como diplomatas de diferentes nações, os alunos cumpriram uma agenda de trabalhos, com a missão de negociar e discutir com os outros participantes assuntos de relevância política, econômica ou social dos países representados. Além de alunos do “Monteiro”, o evento contou com a participação de estudantes convidados Escola Estadual “Professora Paula Santos” e do Colégio Prudente de Moraes, de Salto, e das Escolas Estaduais “Dr. Benedito Lázaro de Campos” e “Professor Antônio Berreta”, de Itu.

Temas relevantes

Promovida pelo professor de Geografia Wagner Brito, a edição da ONU Jovem de 2019 promoveu uma profunda imersão dos alunos em três eixos temáticos: cultura da paz (UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), gravidez na adolescência (OMS – Organização Mundial da Saúde) e situação dos moradores de rua (CDH – Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas).

“O evento principal é o fechamento de uma longa preparação, com a supervisão de professores de diferentes disciplinas, aulas temáticas e muita pesquisa em fontes oficiais, reportagens e artigos acadêmicos, em Português e até mesmo em Inglês e Espanhol”, ressalta professor Wagner.

Para o educador, além do envolvimento dos alunos, é muito interessante observar a união entre os jovens. “A ideia é promover o debate, estabelecendo os momentos certos para falar, mas também para ouvir. É um exercício pouco praticado atualmente, mas fundamental para a convivência em sociedade”, destaca.

Ao término do evento, as alunas Giulia Giardini, do “Monteiro”, e Danielle Zatti, da E.E. “Professora Paula Santos”, foram premiadas por apresentarem os melhores DPOs (Documentos de Posição Oficial), com pesquisas e relatórios sobre os temas trabalhados. Mais detalhes sobre a ONU Jovem 2019, incluindo materiais e relatos dos alunos participantes, podem ser conferidos no site www.onujovem.com.br.

O Colégio Integrado Monteiro Lobato fica na Rua Tenente Olavo de Assis, 12, Centro - Itu/SP. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4024-2984, pelo WhatsApp (11) 99122-0449 e pelo site www.monteirolobato.net.

Comentários