Professores recebem treinamento para aprimorar uso das lousas digitais
Tecnologia tem sido aliada no aprendizado de 18 mil alunos.
Renan Pereira
Professores e coordenadores da rede municipal de Itu participarão de um programa de capacitação para dar continuidade à utilização das lousas digitais. Entre os dias 27 e 31 de agosto, assessoras pedagógicas da Clasus Brasil, empresa responsável pela implantação da tecnologia nas escolas municipais, vão abordar boas práticas do uso da ferramenta, esclarecer dúvidas e levar novidades. Serão horas de treinamento e troca de experiências.
A ação, realizada em parceria com a Secretaria de Educação de Itu, visa o aprimoramento do trabalho com a lousa digital, que teve início em 2011. O acompanhamento irá beneficiar todas as unidades, professores e alunos da Rede Municipal de Itu.
“Não basta só investir em tecnologia. É fundamental garantir seu uso com eficiência. Estamos priorizando o treinamento periódico dos professores, para que o andamento do projeto tecnológico na escola continue sendo bem-sucedido”, diz Marilda Cortijo, secretária de Educação de Itu. “A lousa tem sido uma importante aliada para darmos um salto qualitativo no sistema educacional da rede municipal de Itu”, acrescenta.
A ferramenta já faz parte do cotidiano dos professores. “Usamos a lousa digital para tudo: para complementar as atividades interativas com os alunos, em eventos, nas reuniões de pais - nas quais mostramos os gráficos de avaliação, entre outras possibilidades”, conta a gestora Andréa Faccioli, da Emei Padre Francisco Xavier de Oliveira Filho.
Como Andréa, outros profissionais têm trabalhado de forma mais criativa e diversificada, apostando na eficácia da interatividade. A tecnologia, com internet e diversos recursos multimídia, desperta o interesse dos alunos e contribui para o processo de ensino e aprendizado. “É um recurso visual a mais que nos ajuda a enriquecer o conteúdo trabalhado em sala de aula, além de inserir o aluno em uma realidade multimídia”, ressalta a professora Ana Paula Savioli.
De acordo com a Camila Magalhães, assessora pedagógica da Clasus Brasil, em médio prazo os índices de avaliação positiva do sistema de ensino do município devem crescer. “Os professores estão sendo capacitados e os alunos, aprendendo.O resultado será a melhora na qualidade do ensino”, finaliza.
Do ponto de vista pedagógico, os benefícios proporcionados pela utilização das lousas digitais são muitos, já que a tecnologia promove uma interatividade maior dos alunos com os assuntos focados via lousa digital. “O interesse dos estudantes pelo conteúdo é infinitamente maior do que com o método convencional. A lousa dispõe de diversos recursos e ferramentas interativas que possibilitam aos docentes um trabalho mais criativo e diversificado, trazendo para a sala de aula o contato com a tecnologia, a internet e o mundo multimídia”, ressalta.
Os encontros de capacitação em Itu passarão a acontecer na região a cada dois meses, com a finalidade de ampliar o número de professores em treinamento.