Educação

Publicado: Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Mostra de Curtas Ituanos terá produções de alunos do "Monteiro Lobato"

Trabalhos desenvolvidos serão exibidos no fim de fevereiro.

Crédito: Yasmin Cardozo Mostra de Curtas Ituanos terá produções de alunos do "Monteiro Lobato"
Alunas produtoras do curta "Olha quem fala!", um dos selecionados para exibição na Mostra de Curtas Ituanos, durante a premiação do FEC 2018 do "Monteiro"

Dois curtas-metragens produzidos pelos alunos do Colégio Integrado Monteiro Lobato foram selecionados para a Mostra de Curtas Ituanos. Realizado pelo Cineclube de Itu em parceria com a FAMA (Fábrica de Arte Marcos Amaro), o evento acontece nos próximos dias 27 e 28 de fevereiro, às 19h30, nas instalações da Antiga Fábrica São Pedro (Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09, Vila São Francisco).

Para a exibição na Mostra, foram selecionados os trabalhos “Invasão estrangeira nas casas brasileiras” (2017) e “Olha quem fala!” (2018), produções que conquistaram os segundos lugares nas duas últimas edições do Festival Estudantil de Curtas (FEC) do Colégio Integrado Monteiro Lobato. Coordenado pelos professores Claire Quirino e Marcelo Leite, o FEC é um projeto pedagógico no qual os alunos do “Monteiro” desenvolvem pesquisas e produções audiovisuais sobre temas cotidianos, por meio de um olhar crítico.

A indicação das produções estudantis partiu do historiador e cineasta Erik Tavernaro, um dos jurados e colaboradores do FEC. “O Erik fez a mediação do contato com os organizadores da Mostra, que nos convidaram a exibir duas produções. Eu e a professora Claire optamos pelos segundos colocados dos últimos anos, pois são trabalhos tão significativos quanto os vencedores das respectivas edições do nosso Festival”, observa professor Marcelo.

O educador ainda ressalta a importância do convite para a comunidade escolar. “São produções cheias de criticidade e questionamentos. Esse convite mostra que os curtas dos alunos possuem significados e valores que transcendem qualquer tipo de avaliação”, destaca Marcelo. “Essa abertura da Mostra de Curtas Ituanos permite que outros espaços além do colégio compreendam o que nossos jovens estão pensando, pois os curtas são meios deles se expressarem”.

O Colégio Integrado Monteiro Lobato fica na Rua Tenente Olavo de Assis, 12, Centro - Itu/SP. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4024-2984, pelo WhatsApp (11) 99122-0449 e pelo site www.monteirolobato.net.  

Comentários