Bem estar

Publicado: Domingo, 25 de novembro de 2007

Dra. Norma Honda palestrou no Zencontro

Medicina Tradicional Chinesa uniu-se a outros conhecimentos.

Crédito: Deborah Dubner / www.itu.com.br Dra. Norma Honda palestrou no Zencontro
Alimentação, meditação, vida e morte foram alguns dos temas abordados na palestra
“Não é possível tratar o ser humano com apenas uma medicina, porque ele é corpo, mente, emoção e espírito”. (Dra. Norma Noriko Yamamura Honda)
 
Cuidar da Saúde de Forma Holística é Gostar de Si Mesmo. Este foi o tema abordado pela Dra. Norma Noriko Yamamura Honda, especialista em Medicina Chinesa, no Zencontro que ocorreu em Itu, nos dias 23, 24 e 25 de novembro.
 
No início da palestra, os participantes aprenderam um exercício de respiração muito simples (respiração da tartaruga), que pode ser praticado como tratamento preventivo.
 
Depois desta prática e de outro exercício, Dra. Norma começou sua palestra falando sobre uma das principais questões trazidas pelos seus pacientes: “Por que eu estou doente?”. A resposta, segundo ela, é simples: Tudo começa pela boca! “O ato de comer é para nutrir o corpo e não para satisfazer o paladar”, alerta a médica. A questão do leite da vaca foi fortemente abordada na palestra, mostrando seus malefícios.
 
Após a questão da alimentação, foi apresentado um esquema do Relógio Biológico (M.T.C. – Medicina Tradicional Chinesa), que mostra o horário de descanso de cada parte do corpo. Este conhecimento serve para orientar, entre outras coisas, os horários adequados à alimentação.
 
Dra. Norma abordou também outros assuntos, como: Zan Fu e os 5 Sentimentos; os 5 Movimentos; Meridianos de Energia; meditação (“sentar-na-calma”); cultivo da Mente e Espírito; resgate de Karma; atividades físicas e os radicais livres; administração do estresse.
Uma das principais questões discutidas foi a atuação da homeopatia, quebrando alguns mitos, como, por exemplo, de que ela só deve ser utilizada como prevenção, ou que funciona mais nas crianças do que nos adultos, conforme pensam os leigos no assunto. “A homeopatia trata a energia vital da pessoa e o ser humano como um todo”, afirma a médica. E trouxe à tona a pergunta:”Até onde chega a homeopatia?”.
 
Um dos últimos temas abordados foi a questão da morte, vista pelos ocidentais em contraste à visão do oriente. Dra. Norma explicou que no mundo inteiro os médicos estão estudando as experiências de quase morte, e como estes temas são importantes para uma boa qualidade de vida, no sentido de cada ser humano saber se preparar também para uma boa morte. “O nosso corpo é o templo da nossa alma e do nosso espírito – afirma – Um dia nós nascemos, um dia nós partiremos”.
 
Ao final da palestra, os participantes aprenderam e exercitaram uma meditação (“O Abraço da Árvore) e foram agraciados com uma maravilhosa apresentação de Tai Chi Chuan, pela própria doutora.
 


Leituras recomendadas pela Dra. Norma:
 
- Alimentação para um Novo Mundo, de Marcio Bontempo
Dr. Marcio Bontempo - um dos maiores expoentes do vegetarianismo no Brasil - apresenta uma análise profunda dos hábitos alimentares e do comportamento da sociedade moderna, alertando o leitor para sua responsabilidade quanto ao futuro do mundo.
 
- A Morte: um amanhecer, de Elisabeth Kubler Ross
A Dra. Elisabeth Kübler-Ross é uma das maiores e mais conhecidas especialistas em todo o mundo no assunto sobre a morte, o ato de morrer ou a vida depois da morte. Seu livro reúne, pela primeira vez, os textos que escreveu tendo como fundamento os anos em que trabalhou junto a pessoas que estavam para morrer. Com elas, aprendeu muito sobre o significado da vida e sobre a vida depois da morte. O que aprendeu e pesquisou juntou-se às próprias idéias e sentimentos sobre esse tema, polêmico e fascinante.
Comentários