Educação

Publicado: Quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Curso de Danças Circulares com Sandra Cabral ocorrerá em Itu

Evento será nos dias 20 e 21/11, aproveitando o feriado.

Crédito: Divulgação Curso de Danças Circulares com Sandra Cabral ocorrerá em Itu
O tema do curso de Dança Circular "Águas de mim, da fonte à foz

A bailarina e focalizadora de Danças Circulares Sagradas, Sandra Cabral (Santos/SP), estará em Itu para um workshop em novembro, que ocorrerá no feriado da Consciência Negra (20) e na manhã de sexta-feira (21). O primeiro dia será num salão com ótima localização, para que os participantes possam estar bem concentrados para ancorar as danças. No segundo dia, o fechamento ocorrerá no Parque Geológico do Varvito, que abriga rochas sedimentares da era glacial, para experimentar as danças em contato com a natureza e com as águas.

Este curso, que já foi ministrado com grande sucesso em Curitiba, chega ineditamente à cidade, oferecendo a oportunidade a pessoas de Itu e região conhecerem o talento e a criatividade de Sandra Cabral, dentro do contexto das Danças Circulares Sagradas. O tema “Águas de mim, da fonte à foz” chega em boa hora à cidade que tem sofrido racionamento de água há sete meses.

A participação está aberta a todos os interessados que já têm alguma experiência com Danças Circulares e inclui coreografias próprias, com material didático de músicas, vídeo e escrita das danças.

Sandra Cabral já esteve em Itu, ministrando o workshop “Sobre Asas e Raízes”, com grande sucesso.

SERVIÇO
Workshop “Águas de mim, da fonte à foz” com Sandra Cabral
Horário: quinta (feriado) das 9h às 18h e sexta das 9h às 13h
Local: Quinta: Espaço 31 - Av. Agenor Correa Leite de Campos, 31 - em frente a Prefeitura Municipal / sexta: Parque do Varvito (apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente)
Valor: R$ 240,00 - inclui CD, DVD, apostila e coffee breaks
Atenção: Participação somente com inscrição antecipada!
Mais informações com a organizadora Deborah Dubner pelo email [email protected] ou celular (11) 96695-5688.

Sandra Cabral

Licenciatura plena em Dança pela Universidade metropolitana de Santos-UNIMES e bailarina clássica formada pela escola de Bailados de Santos. É focalizadora formada em 2009 pela TRIOM, com Renata Ramos e tem participado desde então, de diversos cursos com focalizadores nacionais e internacionais. Fez curso de Aprofundamento em Danças Circulares com Renata Ramos e convidados (2012). Atua como coreógrafa de danças para rodas.

Sobre as Danças Circulares

As Danças Circulares resgatam uma prática ancestral, através de músicas e danças regionais e folclóricas dos diversos povos, conectando as pessoas de forma lúdica e harmoniosa. É também um convite para conhecer, através do ritmo, melodia e movimentos, a expressão de outra cultura, com seus gestos, posturas e história. Naturalmente, o simples ato de dançar junto aproxima fronteiras, estimulando os integrantes da roda a respeitar, aceitar e honrar as diversidades. As danças podem ser simples e de fácil aprendizado, não tendo necessidade de experiência anterior para participar desses círculos. O profissional que ensina as danças para os grupos chama-se focalizador. Reconhecida também como uma forma de meditação ativa, a Dança Circular é recomendada para pessoas de qualquer idade, raça, religião ou profissão.

Estudos comprovam que a Danças Circulares podem melhorar a capacidade cardiorrespiratória e a circulação periférica, diminuir a pressão arterial, promover perda calórica e fortalecimento muscular, atenuar as dores e prevenir problemas futuros posturais e de artrose. Além disso, por ser uma atividade física aeróbia e prazerosa, libera os hormônios endorfina e ocitocina, ambos relacionados com a sensação de prazer e bem estar.
itu, dança circular, danças circulares, sandra cabral, parque do varvito

Mais informações sobre Danças Circulares: www.dancacircular.com.br

Comentários