Educação

Publicado: Quinta-feira, 17 de março de 2011

Consumidor: você não está sozinho

Portal do IDEC integra a série Web do Bem.

Crédito: site idec.org.br Consumidor: você não está sozinho
O portal do IDEC oferece inúmeras opções para você se tornar um consumidor consciente e atuante

Por Deborah Dubner

Na semana em que comemoramos o Dia do Consumidor, a série Web do Bem traz o portal de uma das organizações mais respeitadas no mundo dos Direitos ao Consumidor: o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC). O site possui um dos mais completos conteúdos relacionados a defesa do consumidor. Alguns conteúdos são exclusivos dos associados e outros são abertos.

O IDEC é uma associação de consumidores sem fins lucrativos, fundada em 1987, que não tem qualquer vínculo com empresas, governos ou partidos políticos. Os recursos financeiros para o desenvolvimento de suas atividades têm sua origem nas anuidades pagas pelos seus associados, na vendas de assinaturas da Revista do Idec e outras publicações, além da realização de cursos. Outra parte dos recursos origina-se do apoio de agências de financiamento internacionais destinadas a prestar ajuda a entidades da sociedade civil. As contas do Idec são auditadas por auditorias independentes.

O IDEC é também membro pleno da Consumers International, uma federação que congrega mais de 250 associações de consumidores que operam no mundo todo. O Instituto faz parte do Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor - criado para fortalecer o movimento dos consumidores em todo o País - e da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong).

Com tantas credenciais, não precisa explicar porque esse trabalho sério e competente tem ajudado milhares de consumidores brasileiros. Fizemos uma síntese do que você pode encontrar no portal. Vale a pena ficar por dentro!

Acidente de Consumo
Previsto pelo Código de Defesa do Consumidor, o que se convencionou chamar de "acidente de consumo" é um defeito existente em um produto e/ou serviço prestado que, além de provocar seu mau funcionamento, gera dano físico ao usuário ou a terceiros, mesmo quando utilizado ou manuseado corretamente. Este link é um espaço para relatos de casos dos consumidores, formando um grande banco de dados que contribui para a redução de inúmeros acidentes e aperfeiçoamento de produtos e serviços expostos à venda no mercado nacional. Veja mais!

Ações Civis Públicas
Informações sobre o andamento das ações movidas pelo Idec para defender os consumidores na Justiça. Veja mais!

Artigos
Centenas de artigos estão disponíveis sobre assuntos que interessam diretamente o consumidor, como por exemplo, questões com instituições financeiras, planos de saúde, telefonia, etc. Veja mais!

Biblioteca
Além de combater os abusos praticados contra os direitos do consumidor, o Idec tem como preocupação central a educação para o consumo, formando cidadãos que saibam consumir com responsabilidade e consciência. Assim tem produzindo e apoiando dezenas de publicações, entre manuais, guias, livros e recomendações extremamente úteis em todas as áreas da vida. Veja mais!

Casos Reais
Histórias de pessoas que fizeram valer seus direitos de consumidor. Através do site é possível conhecer cada caso e aprender com eles. Veja mais!

Código de Defesa do Consumidor
Consulte na íntegra o código para sanar dúvidas sobre os seus direitos. Veja mais!

Eventos
Fique por dentro dos principais eventos relacionados ao consumo sustentável e consciente. Veja mais!

Idec em Ação
Acompanhe todas as ações desenvolvidas pelo IDEC, de acordo com a área de atuação (água e saneamento, alimentos, comércio, educação, energia, medicamentos, planos de saúde, governo, transgênicos, telefonia, serviços financeiros, e muito mais). Veja mais!

Links
Saiba mais sobre direitos dos consumidores e cidadania acompanhando as dicas de links pertinentes a cada assunto. Veja mais!

Loja Virtual
Compre publicações úteis e educativas diretamente do site. Entre os temas, você encontrará sobre educação financeira, planos de saúde, investimentos, compra de imóveis, cidadania, bioética e muito mais! Veja mais!

Notícias
Um mundo de notícias espera por você, informando, formando e trazendo a possibilidade de você se tornar um consumidor cada vez mais consciente e atuante. Veja mais!

Bancos
Regras sobre tarifas, como e onde reclamar, tarifômetro, seus direitos, e muito mais para você não deixar que os bancos usem o seu dinheiro indevidamente. Veja mais!

Área de Associados
Os associados do IDEC possuem uma série de benefícios que valem muito o pequeno investimento anual. Várias causas de valores significativos alcançam resultados positivos graças ao seu apoio e orientação. Esta área do site é uma das vantagens oferecidas pelo IDEC. Veja mais!

Enquetes
Participe de enquetes sobre diversos temas relacionados ao consumo.

Twitter
O IDEC também está no Twitter, publicando constantemente os eventos do interesse do consumidor. Leia mais: www.idec.org.br

Comentários