Educação

Publicado: Quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Conheça o Centro de Educação Madre Teodora em Itu

O local atende 260 crianças e 160 familias.

Crédito: Deborah Dubner / Itu.com.br Conheça o Centro de Educação Madre Teodora em Itu
No centro do pátio, uma mangueira de 150 anos dá vida ao local que atende mais de 200 crianças

A SIPEB – Associação de Instrução Popular e Beneficência, mantenedora do Centro de Educação Madre Teodora, foi fundada em 16/06/1911. No entanto, sua origem remonta ao século XIX, pelo trabalho das Irmãs de São José de Chambéry (França), no Estado de São Paulo.

A Congregação das Irmãs de São José de Chambéry iniciou suas atividades no Brasil em 1858, com a vinda de um grupo de Irmãs, a pedido do então Bispo de São Paulo, Dom Antônio Joaquim de Mello, estabelecendo-se na cidade de Itu. No ano seguinte, chegou Irmã Madre Maria Teodora Voiron, que dedicaria toda sua vida ao trabalho social e a educação, sendo também a fundadora da SIPEB.

Em 13 de novembro de 1859, as Irmãs iniciam as atividades no Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, com atendimento educacional em regime de internato e externato para meninas. Madre Teodora logo criou como extensão uma escola para as filhas de escravas.

A SIPEB manteve desde sua fundação em 1911, o Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, famoso por ser o primeiro colégio para meninas do Estado de São Paulo. Com o passar dos anos e com as transformações sociais e culturais, optou-se por fechar esse estabelecimento em 1971, conservando o trabalho de promoção social. O trabalho de assistência aos mais carentes sempre foi uma preocupação das Irmãs de São José.

Em novembro de 1963, elas fundaram o Lar Josefino no Bairro Rancho Grande, periferia de Itu. O Lar atendia as meninas que não podiam continuar os estudos além do primário. Este trabalho foi desenvolvido até 1965.

Nesta mesma época a realidade mostrava que os meninos tinham maior necessidade de assistência. Foi então inaugurado o Lar do Menino nas dependências do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio em 03/02/1967. Com o passar do tempo, a exigência levou a atender meninos e meninas.

Em 2002, o Lar passou a chamar-se Centro de Educação Madre Teodora em homenagem à grande missionária no Brasil. O Centro de Educação Madre Teodora atende atualmente uma média anual de 260 crianças e/ou adolescentes de 1ª a 4ª série no Projeto Criança Feliz, e 160 famílias.

Família Cidadã

No Projeto Criança Feliz o Centro de Educação Madre Teodora atende crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social, afetadas pelo desemprego e outros problemas sócio-familiares. Essas crianças moram em diferentes bairros da periferia de Itu e frequentam o Projeto no período extra escolar.

O objetivo é prevenir e evitar sua permanência nas ruas, oferecendo duas refeições diárias para cada criança nos períodos da manhã e tarde, com atividades que visam desenvolver sua formação integral: complementação pedagógica, higiene e promoção da saúde, leitura e consulta na biblioteca, artes, histórias, canto, festas comemorativas, recreação, brinquedos livres, passeios, vídeos educativos, exercícios para a educação da liberdade responsável e da cidadania, esporte e lazer, taekwondo, plantão psicológico, danças circulares, danças e coreografias, dinâmicas de relaxamento, dramatização, gincanas, jogos e torneios, artesanato, atividades com sucata e reciclagem, iniciação digital, aulas de desenho, dobradura, educação ambiental e aulas de violão.

No Projeto Família Cidadã, são atendidas famílias com problemas de habitação, alimentação, desemprego, desagregação familiar, renda familiar insuficiente e falta de documentação. O atendimento às famílias se dá através de reuniões de participação, informação e formação, sócio-psico-pedagógico, atendimento individualizado e doações de acordo com as necessidades (medicamentos, cesta básica, material escolar, vestuário, calçado, cobertores, material de construção, etc.).

Leia mais: www.portal.sipeb.com.br

Comentários