Educação

Publicado: Quarta-feira, 28 de novembro de 2012

C.E Madre Teodora encerra mais um ano de Danças Circulares

Mais de 60 crianças dançaram semanalmente em 2012.

Crédito: Silvana Novelli C.E Madre Teodora encerra mais um ano de Danças Circulares
Há dois anos o Centro Educacional Madre Teodora oferece Danças Circulares aos alunos

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Pelo segundo ano consecutivo, duas turmas do Centro Educacional Madre Teodora encerraram o ano de Danças Circulares com a focalizadora Deborah Dubner. O projeto começou em março de 2011, e contemplou encontros semanais de uma hora pela manhã e uma hora no período da tarde. “Nosso objetivo é conseguir com que todos os alunos aprendam esta atividade, porém durante estes dois anos nós conseguimos ensinar para quatro turmas. Não é suficiente, mas já percebemos uma mudança grande nas crianças”, declara Deborah.

A Monitora de classe Rita de Cássia Vieira, que acompanha algumas das classes desde 2011, afirma: “Há um sentimento de gratidão ao falar das Danças Circulares, pois durante estes dois anos posso perceber claramente grandes mudanças no comportamento das crianças que estão tendo a graça de participar semanalmente das aulas (62 crianças divididas em duas turmas). Esta atividade tem proporcionado flexibilidade para trabalhar em grupo, respeitando as diferenças e dificuldades do outro, desenvolveu a ajuda mutua, integração e a cooperação. O grupo adquiriu autoconfiança, pois hoje acreditamos que somos capazes de vencer desafios. (o novo já não assusta tanto).

A aluna Amanda, de nove anos, conta: “Antes eu era um desastre, vivia estressada e brava, mas hoje já estou muito melhor. Agora minhas quartas-feiras estão alegres.”

A focalizadora confirma: “O resultado desta atividade para as crianças é muito rápido e visível. As Danças Circulares ajudam a quebrar panelinhas, unem a classe, trazem concentração, ampliam o repertório musical, oferecem novos recursos para lidar com as emoções, trabalham a cultura dos países e seus costumes e gestos, desenvolvem a coordenação motora e a percepção corporal, sugerem uma atividade prazerosa para compartilhar com amigos e família. É uma atividade completa! “

Em 2013, o projeto continua no Centro Educacional Madre Teodora, e pretende-se expandir algumas ações para que mais crianças possam dançar.

Danças Circulares

O principal enfoque na Dança Circular não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apóiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência e cuidar de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória, além de entrar em contato com uma linguagem simbólica.

O movimento intitulado Danças Circulares Sagradas nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien quando, em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e pôde ensinar, pela primeira vez, uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes. De Findhorn até os dias atuais é notável a expansão das Danças Circulares, que no início da década de 90, chegaram ao Brasil e se espalharam formando rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, instituições e empresas dos mais variados segmentos.

A atividade é recomendada para aliviar estresse e promove em poucos minutos de dança uma sensação de bem estar, alegria e relaxamento. Ao mesmo tempo em que pode ser vista apenas como uma atividade lúdica e de lazer, é também um exercício que traz profundidade e espiritualidade, gerando um sentimento de esperança e conexão.

Sobre a focalizadora

Deborah Dubner é psicóloga (PUC-SP) e focalizadora formada pela TRIOM (2009), totalizando 140 horas. É Especialista em Danças Circulares pela Unipaz Campinas/ Faculdade Campos Eliseos – SP (2011). Já participou de dezenas de cursos com focalizadores internacionais e brasileiros. Atua como focalizadora de Danças Circulares desde 2009, nas áreas de educação, meio ambiente, saúde, cultura e promoção social com crianças, jovens e adultos.

Centro Educacional Madre Teodora

O Centro de Educação Madre Teodora, atende uma média anual de 220 crianças e/ou adolescentes, de 1ª a 4ª série, no Projeto Criança Feliz e 160 famílias no Projeto Família Cidadã. A instituição busca incentivar as pessoas a ampliarem sua visão de mundo e desenvolverem atitudes empreendedoras e inovadoras através de um processo de complementação educacional sintonizada com os pilares para a educação do século 21.
 

Comentários