Atividade artística discute diversidade étnica no Colégio Monteiro
Alunos tiveram contato com pintura de Tarsila do Amaral.
Jéssica Ferrari
O Colégio Integrado Monteiro Lobato acredita que as aulas de Arte devem abranger os três pilares da Arte/Educação: Apreciar, Fazer e também Contextualizar. A partir dessa abordagem, os alunos do Fundamental I, por meio do contato com a pintura “Os Operários” (1933) da artista Tarsila do Amaral, traçaram referências com temas que fazem parte do nosso cotidiano.
As crianças puderam perceber a variedade de etnias que compõem nosso Brasil, as diferentes raças, culturas e os diversos tons de pele representados no quadro, assim como entender que nossos ancestrais vieram de diferentes regiões do mundo.
“Existe uma única cor de pele? Aprendemos que aquele rosa claro, presente nas caixas de lápis de cor, não deve ser nomeado de “cor-de-pele”, pois há uma infinidade de cores de pele, e que essas diferenças definem a riqueza da nossa cultura. A partir dessa conversa, os alunos prepararam misturas de tintas (marrons, amareladas, avermelhadas, rosadas etc.) para a composição de um painel que representasse nossas cores únicas e diversas”, afirma Thiago Goya, professor de artes.
“Experimentando sentimentos e emoções por meio da arte, proporcionamos o encontro da identidade pessoal no mundo. Em projetos e trabalhos como este, favorecemos o desenvolvimento integral do aluno, possibilitando a expressão livre do pensamento, estimulando seu raciocínio com criatividade e imaginação, tornando-os mais autênticos e livres para fazer suas escolhas”, acredita Juliana de Brito Ruiz, coordenadora do Ensino Fundamental I.
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