Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 27 de abril de 2012

Web do Bem: acorrentedobem.org

Site brasileiro comemora o Dia Mundial da Boa Ação.

Crédito: site acorrentedobem.org.br Web do Bem: acorrentedobem.org
Cartões estimulam a boa ação

Por Deborah Dubner

A série Web do Bem, que publica semanalmente um projeto à luz deste conceito, traz especialmente neste dia 28 de abril – Dia Mundial da Boa Ação – o site acorrentedobem.org.

Dia Mundial da Boa Ação

Todo dia é dia de praticar o bem. Mas existe um dia no ano para potencializar essa possibilidade, lembrando a todos a força que pequenos gestos de cuidado, atenção e amor podem ter. O Dia Mundial da Boa Ação é celebrado em todo o mundo no dia 28 de abril. Seguindo a famosa máxima “gentileza gera gentileza”, ele incentiva as pessoas de todas as culturas e hábitos a incorporar boas atitudes no cotidiano.

História

O movimento surgiu na Austrália em 2007 e foi inspirado no filme “Pay it Forward”, de Catherine Ryan Hyde. Hoje, 30 países integram A Corrente do Bem e, somente em 2010, 250 mil pessoas foram mobilizadas pela iniciativa em todo o mundo no Dia Mundial da Boa Ação.

No Brasil, um dos movimentos de destaque em prol da solidariedade é o projeto A Corrente do Bem. Desde 2010, a iniciativa ajuda os brasileiros a passarem o bem para frente e a festejarem a data com ações de caridade. O site acorrentedobem.org. é o oficial desta campanha que surgiu com o filme australiano.

Plantar e semear

Para disseminar o bem, a corrente propõe que a pessoa que recebe uma boa ação seja solidária com três novas pessoas e, assim, sucessivamente. Segundo Leonardo Eloi, idealizador do grupo no Brasil, se em uma semana uma pessoa fizer o bem a três pessoas, em 21 semanas um bilhão de boas ações serão realizadas no mundo. “Nosso objetivo é mostrar para as pessoas que as boas ações podem ser simples como ligar para um parente ou ajudar um amigo. O dia de hoje é um marco para uma mobilização global, mas devemos praticar o bem sempre”, explica.

Fale para alguém importante em sua vida o quanto você o ama. Deixe um sonho- de-valsa na calçada. Dê um presente quando passar pelo pedágio. Entregue flores para quem você nem conhece. Enfim... aproveite esse dia para ousar e ir além do seu cotidiano. Explore os limites da vergonha, da falta de tempo e explore sua criatividade. Todos nós somos capazes de dar o nosso melhor a alguém. E feliz Dia Mundial da Boa Ação!

Acorrentedobem.org.br

A Corrente do Bem é um movimento colaborativo, sem fins lucrativos e/ou políticos. O site oferece várias sugestões para você praticar essa ideia. Entre as possibilidades, existem cartões do Dia Mundial da Boa Ação, que podem ser entregues à pessoa explicando como a corrente funciona. O site também propõe ideias de ações para grupos, empresas e escolas.

Você também pode acompanhar o portal através de sua página no Facebook  e no twitter (@acorrentedobem). Vale conhecer e se engajar!

Leia mais: www.acorrentedobem.org.br

Comentários