Economia & Negócios

Publicado: Quinta-feira, 21 de julho de 2011

Web do Bem: portal reúne classificados publicados no Twitter

O projeto foi desenvolvido pela agência Alfaiataria Digital.

Web do Bem: portal reúne classificados publicados no Twitter
O Tuitão é dividido em três seções: vende-se, aluga-se e doa-se

Por Renan Pereira 

Você quer se desfazer de algo que já não te serve, mas não tem ideia de como encontrar compradores? Pretende adquirir algo inédito por um preço camarada e não faz ideia de onde achar o que procura? Ou você precisa doar algo importante e não encontra pessoas que possam se responsabilizar pelo o que você tem a oferecer?

Pode parecer óbvio, mas quantas vezes nos encontramos em situações como essas e não sabemos como proceder? Foi pensando nisso que os criadores do www.tuitao.com.br – projeto desenvolvido pela agência Alfaiataria Digital e que integra a série Web do Bem desta semana – desenvolveram o portal de classificados de mensagens postadas no Twitter. A ideia é tão simples quanto o próprio site, mas funciona: o Tuitão reúne em uma única página todos os classificados publicados no maior microblog do mundo.

E como isso é feito? O endereço é dividido em três comandos: vende-se, aluga-se e doa-se. Cada uma das seções exibe quatro colunas com as mensagens indexadas diretamente do serviço de microblog. Apartamentos, casas, carros, chácaras para temporada, relógios, ingressos para shows, entre outros, são apenas alguns dos itens que aparecem na lista. Isso sem contar os anúncios de pessoas que procuram serviço (em vez de oferecer).

Para alternar a seção, basta o usuário clicar nas abas de navegação que ficam no alto da página. As mensagens são indexadas a partir das hashtags #vende-se, #aluga-se ou #doa-se. O endereço conta ainda com um campo de pesquisa, onde os internautas podem fazer pesquisas diretamente através das palavras-chaves que lhes interessam.

Outra observação interessante é que os frequentadores do Tuitão podem dar destaque aos anúncios incluindo fotos através de serviços conhecidos, como o TwitPicyFrog ou Instagram. O único ponto negativo é a falta de controle dos anúncios postados. Como não existe pré-seleção para a indexação no portal, muitas publicações bizarras acabam indo parar na página por acaso – mas nada que atrapalhe o fluxo do prestativo serviço de utilidade pública oferecido pelo espaço.      

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