Economia & Negócios

Publicado: Terça-feira, 21 de julho de 2009

Presidente da Kia Motors compra a agência Moma

José Luis Gandini é também presidente da Kia Uruguai.

O presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, comprou participação minoritária na agência Moma, de Fico Meireles, que atende a conta da marca de automóveis.

Com novo nome desde o início do mês, inspirado no Museu de Arte Moderna de Nova York, a Moma preserva o mesmo CNPJ da Mohallem Meirelles, denominação abandonada após a saída do sócio e diretor de criação Eugênio Mohallem, que, desde junho, associou-se à Artplan para remontar o escritório paulista da agência.

"Necessitei de um novo sócio investidor para capitalizar a empresa. O Gandini gosta tanto do trabalho que fazemos que quis entrar na sociedade. Para nós, ele é muito bem-vindo, pois, apesar de não estar envolvido na gestão executiva da agência, entende muito de comunicação", frisa Meirelles.

As ações que estão sendo negociadas poderão ficar em nome da Gandini Participações e Representações, empresa de investimentos pertencente a José Luiz Gandini, que também controla a Kia Motors do Brasil, atendida pela Mohallem Meirelles desde janeiro do ano passado, quando ganhou concorrência pela marca (ex-Lew'Lara, que precisou abrir mão da verba depois do casamento com a TBWA, que atende a concorrente Nissan).

Com investimento em mídia de R$ 83 milhões em 2008, de acordo com a publicação Agências & Anunciantes, de Meio & Mensagem, a companhia presidida por Gandini representou nada menos que 88% do faturamento total da agência com compra de mídia, que foi de R$ 94 milhões - o que lhe garantiu o 37º lugar no ranking nacional do ano passado.

Com a negociação, José Luiz Gandini se tornou também presidente da Kia Uruguai, que espera atingir a produção de seis mil veículos no ano que vem. O grupo do empresário está investindo US$ 1,5 milhão na empreitada e também planeja montar uma fábrica no Brasil.

Um dos lançamentos mais recentes da marca no mercado brasileiro é o utilitário esportivo Kia Mohave, que na semana pssada apareceu em merchandising na novela Caminho das Índias, da Rede Globo. A ação foi protagonizada pelo personagem Bahuan, interpretado pelo ator Marcio Garcia, que simulou um test drive virtual no site criado pela Moma e produzido pela interativa Grafikonstruct. A Kia também é uma das patrocinadoras do reality show A Fazenda, da Rede Record, no qual também faz merchandising do Mohave.

"Estamos apostando muito nos próximos dois lançamentos da Kia Motors do Brasil, o Soul, em julho, e o Cerato, em agosto.Temos absoluta convicção de que ambos os modelos serão campeões de vendas", prevê Gandini. Formado em administração pela PUC de Campinas, o empresário torna-se, agora, sócio investidor - como pessoa física - na agência de publicidade que atende a marca.
Comentários