Economia & Negócios

Publicado: Quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Eleições 2018: veja informações importantes para votar neste domingo

Eleitor votará para cinco cargos, incluindo o de presidente do Brasil.

Eleições 2018: veja informações importantes para votar neste domingo
Primeiro turno ocorre neste dia 7 de outubro

O primeiro turno das Eleições 2018 acontecem neste domingo, dia 7 de outubro. O pleito irá definir o futuro presidente do Brasil, além de governadores, senadores e deputados. O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos. Você está preparado para esta tarefa? Se não, o Itu.com.br explica pra você como vai funcionar a votação e a qual a importância da escolha consciente dos candidatos.

Para votar, é preciso levar um documento oficial com fotografia, como a carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI) ou carteira nacional de habilitação (CNH).Também é aconselhável que seja levado o título de eleitor – apesar de não ser obrigatório, ele possui o número da seção eleitoral, facilitando a identificação da sala de votação. Este ano, você também pode baixar o aplicativo e-Título (título de eleitor em meio digital, disponível para Android ou iOS), que substitui o documento oficial com foto.

Já na urna eletrônica, o eleitor votará na seguinte sequência:

- Deputado Federal (quatro dígitos);

- Deputado Estadual ou Distrital (cinco dígitos);

- Senadores (três dígitos);
Será preciso repetir essa operação para escolher dois senadores diferentes!

- Governador (dois dígitos);

- Presidente (dois dígitos).

O eleitor pode levar uma “cola” com o número dos candidatos escolhidos. Confira abaixo o vídeo informativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE):

No dia das Eleições, as seções eleitorais ficarão abertas das 8 às 17 horas. A consulta do local de sua votação pode ser feita no portal do TSE clicando aqui! Não é permitido ingressar na cabine de votação portando celular, máquinas fotográficas e/ou filmadoras. 

Têm prioridade para votar os eleitores com mais de 60 anos, os doentes, os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida e as mulheres grávidas ou lactantes. Também têm prioridade candidatos, juízes eleitorais, promotores eleitorais, funcionários a serviço da Justiça Eleitoral e policiais militares em serviço.

O eleitor também pode treinar a votação para todos os cargos em disputa através do Simulador de Votação na Urna Eletrônica, da mesma maneira que ocorrerá no dia do pleito, como se estivesse diante de uma urna eletrônica. 

Tanto o eleitor no Brasil quanto aquele que está fora do país deve preencher o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nos portais do TSE e dos tribunais regionais eleitorais e, no dia da eleição, nos locais de votação ou de justificativa. Quem não comparecer às urnas e não justificar sua ausência em até 60 dias após a eleição ou, se se encontrava fora do país, em até 30 dias depois do retorno, receberá multa de R$3,51 por turno.


Voto Consciente! 

Nas eleições, cada voto é importante para garantir a democracia brasileira. Por isso, a participação de todos é fundamental nos dois turnos. Nestas eleições você pode fazer a diferença.  

"Um voto é muito mais do que uma pequena gota no oceano de eleitores. Seu voto é uma intenção na direção do que você acredita. Vote naqueles candidatos que mais se alinham com seus princípios e valores. Não vote útil porque é inútil! Não ceda à enxurrada de mensagens milimetricamente calculadas para roubar seu voto. Vote consciente!", incentiva Alan Dubner, empreendedor social conectado com a Educação para a Sustentabilidade. 

Comentários