Economia & Negócios

Publicado: Sábado, 20 de abril de 2019

Chocolate! Chocolat 2019!

Festival Internacional do Chocolate

Chocolate! Chocolat 2019!

Por Alan Dubner

São Paulo foi palco do maior evento de Chocolate e Cacau do Brasil, a Chocolat 2019. Com presença dos principais expoentes do mercado de chocolate brasileiro e de personalidades internacionais como a francesa Chloé Doutre-Roussel (Madame Chocolat), consultora especialista em Chocolate Tasting e autora do livro The Chocolate Connaisseur. Durante os três dias do evento foi um grande sucesso as sessões de Workshops, Fórum do Cacau, Curso Bean to Bean Experience, Ateliê do Chocolate, Cozinha Show, Chocoday e a maravilhosa Feira do Chocolate. Na feira estavam chocolates para todos os gostos e sabores com dezenas de fabricantes e fornecedores.

Veja as fotos do Chocolat 2019  https://www.flickr.com/photos/itucombr/albums/72157706616182311

Marcas como a “Dengo”, um chocolate de alta qualidade lançada pelo Guilherme Leal (Natura) e Estevan Sartoreli (presidente da Dengo e ex-Natura) é um exemplo de empresa voltada para o impacto social. Eles se preocupam com toda cadeia produtiva e a valorizam pagando bem mais pela matéria prima. Sustentabilidade é um princípio básico dessa marca que já conta com nove lojas e 136 produtores de cacau parceiros.

Foram 48 especialistas no mercado de chocolate que compartilharam suas habilidades na Chocolat 2019. O Estado da Bahia e do Pará tiveram uma presença marcante.

O chocolate brasileiro está no caminho de se tornar um dos principais do mundo. Esse movimento vem acontecendo há alguns anos com produtores e marcas buscando uma colocação melhor no mercado internacional. Depois da calamidade, no início dos anos 90, da praga (proposital ou não) da vassoura de bruxa a indústria do cacau está altamente profissional. A Chocolat 2019 é uma prova disso!

Em 2016, visitei também o Salon du Chocolat em Paris onde publiquei algumas fotos no http://chocolatebrasil.com e produzi um vídeo curto no https://youtu.be/DEFbCFlaPr8

Comentários