Cultura

Publicado: Quarta-feira, 1 de junho de 2011

Web do Bem: a cultura dos museus a um clique de você

O projeto visa difundir acervos únicos presentes nos museus.

Web do Bem: a cultura dos museus a um clique de você
Museu da República, Rio de Janeiro

Por Camila Bertolazzi

"(...) Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede".

Cora Coralina - texto extraído do livro "Vintém de cobre - Meias confissões de Aninha", outubro, 1981

Conhecimento nunca é demais. E um bom lugar para adquiri-lo é nos museus, independente do tipo: arqueológicos, de artes, de ciências, militares, ecomuseus e até casas-museus. Mas algumas vezes – principalmente nesse friozinho – bate aquela preguiça de sair de casa e o passeio é adiado.

Mas visando a ampla divulgação e promoção dos museus brasileiros e de seus acervos, a Empório de Relacionamentos Artísticos vêm desenvolvendo projetos de visitação virtual de diversas instituições culturais através do eravirtual.org. E esta maneira inovadora de visitar alguns museus brasileiros sem sair de casa é o tema da série “Web do Bem” dessa semana.

O projeto, que foi ao ar em 2010, visa difundir acervos únicos presentes nos museus participantes e ampliar o alcance sócio, cultural e turístico de cada um destes museus e exposições. Outro objetivo é democratizar o acesso a informação ao possibilitar que as exposições virtuais sejam acessadas por qualquer computador por meio de endereço da web de acesso público e gratuito; além de criar produto cultural de qualidade que pode ser adotado como material didático em escolas e instituições culturais, assim como material de pesquisa e estudo nas áreas de museologia e museografia, conservação e segurança de acervos

Viabilizados pelos incentivos fiscais da Lei Rouanet – Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais, dez museus dos estados de Goiás, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram contemplados e fazem parte do “Era Virtual”.

A navegação é simples. Depois de selecionar o museu – Museu de Artes e Ofícios, Museu do Oratório, Casa Fiat de Cultura, Museu Casa Guignard, Museu Casa Guimarães Rosa, Casa de Cora Coralina, Museu Nacional do Mar, Museu Victor Meirelles, Museu da República e Casa da Ciência -, um texto com as principais informações sobre o mesmo estará disponível.

A visita interativa começa com a escolha do idioma – português, espanhol, inglês e francês, mas a maioria deles só está disponível em português. Na nova página, uma apresentação em áudio é feita sobre o museu selecionado e, ao mesmo tempo, uma seta mostra o ou os caminhos a serem seguidos. Uma vez dentro, o percurso depende de você. Um mapa mostra as diferentes salas; com elas, muitos quatros, objetos, esculturas, entre outros, acompanhados de mais informação em áudio. O giro de 360º graus torna a visita ainda mais incrível. Saiba mais como navegar na “Era Virtual – Museus”!

Outra ferramenta similar é o Artproject.com, do Google, que traz a cultura ao alcance de um click e tornar possível, a qualquer internauta, uma visita pela história e cultura de mais de mil obras de 17 dos principais museus do mundo com ótima qualidade de imagem e possibilidade de interação. Uma resolução de sete bilhões de pixels (mil vezes superior à qualidade das câmaras digitais convencionais) permite, aos amantes da arte, uma visão microscópica dos detalhes de cada obra.

Mas se você é daqueles que não trocaria trinta minutos em frente à TV por uma rápida visita ao museu, aproveite a oportunidade virtual para aprender e, quem sabe, se sentir estimulado para uma visita presencial.

Comentários