Cultura

Publicado: Sexta-feira, 22 de julho de 2011

USP concede "anistia acadêmica" a Nelson Werneck Sodré

Universidade de São Paulo ganha sala com nome do escritor.

USP concede "anistia acadêmica" a Nelson Werneck Sodré
Marcos Silva foi o mentor da solenidade

A Universidade de São Paulo (USP) prestou uma homenagem para o Centenário de nascimento de Nelson Werneck Sodré na terça-feira, dia 19 de julho. Uma das salas do curso de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, recebeu o nome de “Nelson Werneck Sodré”.

Mais de cem pessoas acompanharam o evento, que aconteceu durante o Encontro Nacional da Associação Nacional de História, no Edifício Eurípedes Simões de Paula (Geografia e História), e teve a participação especial do Cordão Encarnado do Pastoril do Grupo Ô de Casa, que apresentou poemas e canções.

Representando o Centro Brasileiro de Estudos Nelson Werneck Sodré, do Instituto Cultural de Itu, o secretário de cultura Jonas Soares de Souza destacou a importância da solenidade. “Este ato reconhece sua importância como interlocutor e ao mesmo tempo uma atitude digna de gente comprometida com o diálogo no cenário principal da produção de conhecimento – a universidade. É quase uma anistia acadêmica ao historiador”.

O professor e doutor em História Social, Marcos Silva, organizador do “Dicionário crítico Nelson Werneck Sodré” e mentor da solenidade, também considerou-a um “desagravo intelectual”. “Existe uma dignidade intelectual profunda em livros como Razões da Independência e História da Imprensa no Brasil, dentre tantos outros títulos da extensa produção do historiador”.

Comentários