Cultura

Publicado: Segunda-feira, 30 de abril de 2012

Skoob, a rede social para amantes da literatura

Site integra a série "Web do Bem'.

Skoob, a rede social para amantes da literatura
A rede social, Skoob, é focada no compartilhamento de títulos literários

Por Tamara Horn

Imagine um espaço onde é possível discutir obras literárias, opinar sobre clássicos e até mesmo escrever resenhas sobre os seus livros favoritos. Queridinha dos geeks e intelectuais, a rede social Skoob (www.skoob.com.br) foi criada justamente para os internautas que adoram uma boa leitura. E é por isso que o que o site integra a série Web do Bem nesta semana.

O Skoob, criado em janeiro de 2009 por Lindenberg Moreira, tornou-se um ponto de encontro para leitores e novos escritores, que trocam sugestões de leituras e organizam reuniões em livrarias. Assim como no Twitter e Facebook, você pode adicionar e seguir outros usuários, como também deixar recados no mural deles.

Além de ser super fácil de usar, os interessados podem criar um perfil, em que é possível ver a sua estante virtual de livros, um “cantinho” para você mostrar o que já leu, vai ler ou está lendo. Assim todos os seus amigos irão saber de que tipo de livro você gosta.

Outro fator interessante é poder catalogar os livros pela ordem que mais gostou e fazer resenhas, o que ajuda outros internautas a saberem mais sobre a obra. Assim, você avalia a sua leitura e também compartilha estas informações com outros usuários. Títulos ainda ausentes no banco de dados podem ser adicionados pelos próprios membros.

Uma característica da rede social é a possibilidade de pesquisar sobre obras literárias. De maneira simples e ágil, o usuário pode fazer buscas por livro, autor, editora, usuário ou tags. Tudo isso ficará visível em seu perfil do Skoob para que os outros usuários possam saber mais sobre o seu gosto literário.

O Skoob também reúne pequenas biografias e estatísticas de popularidade sobre os autores, grupos e comunidades com tópicos de discussão. Outra ferramenta bastante útil é o Plus, que permite a troca de livros entre os leitores. Se você tem algum título antigo que já leu e quer se desfazer dele, é só registrar a obra em seu perfil e esperar que algum usuário entre em contato com você.

Em 27 de janeiro de 2012, foi divulgada uma pesquisa que aponta que o Skoob tem cadastrado em seu sistema mais de 420.000 usuários. Faça parte da rede social criada para quem ama ler. Descubra novos livros, autores, editoras e amigos. 

Comentários