Cultura

Publicado: Quinta-feira, 14 de junho de 2012

Percepção e sensibilidade: Diga não à Inércia!

Você já parou para pensar no que está fazendo?

Crédito: Arquivo pessoal Percepção e sensibilidade: Diga não à Inércia!
O publicitário Fernando Conte sentado na calçada em plena Av. Paulista, com sua placa convidativa

Por Marília Monteiro

“Você é louco?” – questionou uma senhora a Fernando Conte, um publicitário de 24 anos, que estava sentado na calçada em plena Av. Paulista, ao lado de um banquinho e uma placa que dizia: “Você já fez um amigo hoje? Sente-se”. A resposta do jovem não poderia ser mais icônica: - Se acreditar nas pessoas é ser louco, então sou muito louco.

E o rapaz realmente acredita. Depois desse diálogo, a senhora sentou no banquinho e contou um pouco de sua vida, assim como fizeram os outros 67 transeuntes apressados que se sentaram ali para conversar com aquele moço de olhar simpático e sorriso franco.

A ideia começou quando Fernando criou o movimento "Diga não à Inércia", cujo objetivo é a conscientização do que fazemos no dia a dia, prestando mais atenção às nossas atitudes e saindo do ‘modo automático’ de viver. “Eu sou tímido, então resolvi sair da minha inércia e enfrentar esse fato sentando na Paulista para conversar com as pessoas. A intenção não é exatamente fazer amigos, mas sim dar uma cutucada, fazer com que aquelas pessoas reflitam sobre essa inércia e também pensem: eu já sorri hoje? já fiz alguém sorrir?”, comenta o publicitário.

Depois de colocar seu depoimento e fotos da ação no Facebook, o movimento ganhou repercussão nacional: de 300 likes na página Diga não à inércia, passou para mais de 3.800 em pouco mais de uma semana. Fernando comenta espantado que desde essa divulgação, se encontra diariamente com pessoas que querem conhecê-lo pessoalmente e também gente de todo Brasil vem conversar com ele pela Internet, para contar de sua vida e fazer amizade. “Eu não tinha pretensão nenhuma! Quando coloquei na rede social imaginava que algum amigo ia compartilhar, mas não que faria tanto sucesso. Se não fosse a Internet isso não teria tomado essa proporção”, afirma Conte.

O país inteiro ficou sabendo e curtiu. Abrangendo aproximadamente 15 Estados tupiniquins, tem gente desde o Tocantins, até o Paraná querendo levar essa ação para suas cidades. Devido ao grande interesse, o rapaz montou um guia para quem quiser replicar esse movimento.

Fernando sempre esteve ligado a questões sociais. Na faculdade se envolvia com projetos desse tipo, há três anos faz parte da ONG Um Teto para Meu País, onde um mutirão de jovens voluntários constroem casas em algumas comunidades e já trabalhou para a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente.

O projeto vai ganhando força com as mobilizações que o autor já está planejando. “No sábado, dia 16, vai acontecer o Contagie. A ideia é unir pessoas que cantem, toquem, dancem, ou tenham qualquer outro tipo de talento e distribuir alguns grupos em diferentes ruas de São Paulo.”, disse o jovem. Para participar é só ir ao MASP às 14 horas. Quem quiser saber mais, visite o evento no Facebook.

O Diga Não à Inércia sugere que um coletivo de pessoas faça uma ação simples e individual, mas que exige uma certa disciplina diária. Conhecer seu próprio cotidiano e pensar sobre suas ações, saber o que está fazendo e deixar o automático de lado. Essa é a dica da série Web do Bem dessa semana.

E então, você já percebeu isso hoje?

Comentários