Cultura

Publicado: Quarta-feira, 4 de julho de 2018

Novo livro de Olga Werneck aborda "Visões de Guerra e Paz"

Obra nos convida a descobrir um caminho profundo de reflexão

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Novo livro de Olga Werneck aborda "Visões de Guerra e Paz"
Olga Werneck posa com seu livro

Todos os dias nos deparamos com a violência que ocorre em toda a parte do planeta, nos assustando e causando medo. Cenários que nos fazem discutir questões políticas, sociais e espirituais, em busca de um entendimento sobre a dualidade da guerra e da paz. E nesse diálogo, que atinge muitas famílias, assim como a dos personagens que compõem essa nova obra da Dra. Olga Werneck, despontam-se as diferentes visões entre cada pessoa sobre os temas. Cada qual tem suas próprias esperiências, e as formas como sentem e refletem isso podem levá-los a uma aventura profunda.  

Em sua narrativa, que mistura o fictício ao real, a autora nos leva a passear por fatos históricos importantíssimos, cruzando distintas épocas, motivações e símbolos que se interligam, até com os dias atuais onde os cenários sociais seguem em constante conflito. Uma saga repleta de detalhes, que une povos e religiões, criando um desenrolar surpreendente até mesmo para Olga. 

"Visões de Guerra e Paz - Saga de uma Família Carioca", lançado em junho desse ano pela Paco Editorial, é um convite para nos aprofundarmos no caminho da reflexão interna, e de sua busca pelo sagrado. Para conhecer mais detalhes, confira abaixo entrevista feita com a autora:

Itu.com.br - O livro conta a saga de uma família brasileira, que vive em uma das mais belas cidades do país, mas que está enfrentando um cenário de muita violência nos dias atuais. Em que época essa história é narrada? 

Olga - "O livro está atualíssimo! Esses dias estava ocorrendo um tiroteio no Pavão-Pavãozinho (conjunto de favelas do Rio de Janeiro). O livro começa com a família escutando um tiroteio e como ela convive com tudo isso. E a história também aborda as discussões políticas atuais da cidade. Então, tudo o que está acontecendo agora no Rio, já estava previsto, quase que profético, quando eu escrevi o livro no ano passado. Naquele momento as coisas estavam começando e foram vindo à tona, e hoje já é algo diário no Rio de Janeiro. Assim a obra está bem contemporânea."

Itu.com.br - Em seu título, o livro fala sobre temas fortes como saga, guerra e paz. Mas na sinopse encontramos questões mais leves, como a meditação, vida religiosa e espiritualidade. Como todos esses assuntos se misturam e que tipo de narrativa podemos esperar nessa leitura? 

Olga - "Minha obra tem duas dinâmicas, a social e a espiritual. A mãe da família é que tem uma espiritualidade e a filha nem tanto, é uma cientista da Fiocruz. E de repente, a partir da dinâmica social ela vai se espiritualizar. Para entender a violência e suas visões em sonho, ela vai procurar várias pessoas, até encontrar um monge que irá narrar uma série de aventuras. E ele contará sobre as guerras e os períodos distintos, para que ela entenda qual é a verdadeira paz. A guerra é uma faceta humana, mas uma faceta mais profunda ainda que existe dentro de todo ser humano é essa vontade da paz. E ela vai conseguir mergulhar nesse lugar de paz, dentro dela mesma." 

Itu.com.br - Como e quando houve esse contato com a história do livro? Por que decidiu escrever sobre essa saga, o que a motivou?

Olga - "Tenho que confessar que o livro não era sobre a Nossa Senhora da Paz, não era sobre o mosteiro. Sempre para escrever, eu tenho que ter algo que me cause alguma motivação. Eu escuto o tiroteiro da minha casa no Rio de Janeiro, é constante e dai eu comecei a escrever sobre isso. Na verdade eu comecei a escrever uma ode (poema) sobre essa família. E, de repente me veio a ideia da busca da paz e me veio o sonho dela. As visões da personagem são minhas! Então a minha intenção não era fazer um livro para divulgar o mosteiro ou fazer uma explicação sobre o que é a paz. O ponto de partida do livro é a vivência da violência do Rio de Janeiro, e depois as coisas foram se desencadeando."

Itu.com.br - E como surgiram os personagens dessa obra na narrativa? 

Olga - "Os personagens vão surgindo, não sou eu que estabeleci. Não é que eu criei esses personagens para contar uma história, eles surgiram, vieram na minha cabeça. Por isso é muito mais interessante do que uma novela ou um filme, porque eles vêm e tomam conta do palco. E assim eles começam as histórias deles. Claro que a minha esperiência está lá, a escrita parte da minha esperiência no mosteiro, na minha paróquia no Rio de Janeiro. Mas eu não escrevo racionalmente, não pretendi criar essa personagem para ela mostrar o que é a paz, eu nem sabia que iria ocorrer assim. Fiquei espantada!."

Itu.com.br - O livro acabou convidando o leitor a percorrer um caminho profundo de reflexão. Qual a mensagem que ele deixa aos leitores?

Olga - A mensagem da paz. Que nós devemos buscar a paz e que ela é possível. Embora a gente tenha que dar atenção ao social, se a pessoa não encontrar a paz dela, se ela não tiver amor dentro dela, como ela fará uma sociedade justa? Mas não adianta você doutrinar as pessoas. Busque a paz dentro de você! Viva a sua experiência, perceba aonde essa ganância toda chega, se essas coisas servem para você ser feliz e viver em harmonia com as pessoas. Reflitam um pouco sobre a violência que existe dentro de nós. A violência existe fora, porque também existe dentro e a pessoa tem que conhecer a sua violência e pesquisar como ela vai chegar até a paz. O caminho meu não é vai ser o do fulano, não é receita de bolo! O seu caminho, qual é? O livro é para estimular a pessoa a pensar sobre a guerra e a paz, como se afiguram essas duas polaridades."




Sobre a autora:

Doutora em Filosofia e em Psicologia Clínica, com pós-doutorado pelo Instituto Católico de Paris e pelo Instituto de Medicina Social - Uerj, Olga Werneck Sodré trabalhou como psicóloga clínica e social em diversas instituições brasileiras e estrangeiras de ensino e pesquisa, tendo integrado por muitos anos o GT Psicologia e Religião da Anpepp. Publicou textos em diferentes revistas de psicologia, filosofia e teologia. Escreveu em livros coletivos como a Arte de Cuidar (Faculdade de Medicina da USP) e Enfrentamento Religioso e Saúde (Instituto de Psicologia da USP). Em 2017, foi lançado seu romance biográfico: Conversas com Vovó Amélia (Nobres Letras). 

Onde encontrar o livro?

Obra "Visões de Guerra e Paz - Saga de uma Família Carioca"
Autora: Olga Werneck
Paco Editorial - à venda no site: https://www.pacolivros.com.br/visoes_de_guerra_e_paz/prod-5496149/

Comentários