Nelson Werneck Sodré poderá ser homenageado em sessão solene no RJ
Escritor e historiador completaria 100 anos no dia 27.
Renan PereiraUm requerimento assinado pelo deputado federal Stepan Nercessian (RJ) pede a realização de uma sessão na Câmara dos Deputados dedicada a homenagear o escritor e historiador Nelson Werneck Sodré, que completaria 100 anos no dia 27 de abril. Stepan propõe que a homenagem seja feita no dia 26 do mesmo mês, terça-feira.
Biografia
Nascido no Rio de Janeiro, Nelson Werneck, ingressou no Colégio Militar quando completou 13 anos. Aos 18, publicou “Satânia”, premiado pela revista “O Cruzeiro”. Tempos depois, ingressou no Partido Comunista. Publicou diversos artigos e livros e tornou-se amigo de vários expoentes da literatura nacional, como Jorge Amado e Graciliano Ramos.
No início dos anos 60, quando se deu a crise gerada pela renúncia de Jânio Quadros, Sodré foi preso por 10 dias por se opor à tentativa do golpe que pretendia impedir a posse do vice-presidente eleito, João Goulart. Por causa de suas posições políticas, várias de suas obras foram censuradas e retiradas de livrarias e distribuidoras de todo o país. Chegou a publicar alguns textos também na Argentina.
“Por isso, e, sobretudo, por seu engajamento contínuo e coerente com a causa da construção de uma nação autônoma e democrática, Nelson Werneck Sodré é legítimo merecedor da homenagem que neste requerimento propomos realizar”, justificou o autor da proposta. Nelson Werneck morreu em janeiro de 1999.