Cultura

Publicado: Quarta-feira, 26 de junho de 2019

Museu Republicano de Itu recebe lideranças indígenas nessa semana

Serão realizadas roda de conversa e palestra.

Crédito: Divulgação Museu Republicano de Itu recebe lideranças indígenas nessa semana
Lideranças indígenas

O Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP promoverá dois eventos culturais imperdíveis nessa semana. Os visitantes contarão com a presença de lideranças indígenas para uma roda de conversa e uma palestra, ambas gratuitas.

No dia 28 de junho (sexta-feira), das 19h30 às 20h30, ocorrerá a Roda de conversa "O feminino e as práticas sociais indígenas", com as líderes Kaingang, Dirce Jorge Lipu Pereira e Susilene Elias de Melo. O encontro conta com o apoio do grupo de mulheres Ciranda Coletiva e do Grupo Bordaderias do Utuguassú. 

Já no dia 29 de junho (sábado), das 9h30 às 12h, será promovida a aula "Memória viva indígena paulista", com Dirce Jorge Lipu Pereira, Susilene Elias de Melo e Marília Xavier Cury.

Dirce Jorge Lipu Pereira é líder Kaingang na Terra Indígena Vanuíre, na região de Arco-Íris (SP). Susilene Elias de Melo é líder Kaingang na Terra Indígena Vanuíre, na região de Arco-Íris (SP). E Marília Xavier Cury é Museóloga e Educadora de Museu. Possui licenciatura em Educação Artística pela Faculdade de belas Artes de São Paulo (1982), especialização em Museologia (1985), mestrado (1999) e doutorado (2005) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente na Universidade de São Paulo atuando no Museu de Arqueologia e Etnologia. Coordenou o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP (2014-6) e foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do MAE-USP (2015-6). Tem experiência na área de Museologia, com ênfase nos seguintes temas: projetos de gestão e planejamento institucional, comunicação museológica, expografia, educação patrimonial e em museus, estudos de recepção e avaliação museológica, participação e colaboração/cooperação em museus, museus universitários e patrimônio industrial. Desde 2010 vem se dedicando a pesquisa colaborativa sobre as relações entre indígenas e museus, reconhecendo as contribuições dos povos originários na constituição da ideia de museu e no desenvolvimento da Museologia.

Serviço:
Data: 28/06/2019 – das 19h30 às 20h30 – Roda de conversa "O feminino e as práticas sociais indígenas"
Local: Museu Republicano, Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP

Dia 29 de junho - 9h30 às 12h00 - Aula - Memória viva indígena paulista
Local: Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP

Inscrições gratuitas: (11) 4023-0240, menu 3 - Setor Educativo 

Comentários