Cultura

Publicado: Quarta-feira, 27 de junho de 2012

Museu da Música oferece curso de introdução à história da MPB

Aulas serão dadas pelo Profº Adélcio Camilo Machado.

Museu da Música oferece curso de introdução à história da MPB
Ary barroso e os modernos da década de 1960

O Museu da Música – Itu realizará entre os dias 4 e 6 de julho, das 18 às 20 horas, um curso de introdução à história da Música Popular Brasileira (MPB), a cargo do Prof. Adélcio Camilo Machado. As inscrições, com taxa de R$ 20,00, podem ser feitas AQUI! A inscrição prévia é obrigatória!

O curso, que conta com apoio do Instituto Cultural de Itu e do SINCOMÉRCIO – Itu, pretende apresentar um panorama sobre uma parte da produção musical que convencionou se designar por música popular brasileira. Nele serão abordados temas como: a "origem" da canção popular na modinha e no lundu do século XVIII; o maxixe e o choro na formatação de uma música popular brasileira instrumental; o samba e a construção da "identidade nacional" brasileira; "modernização" e "intelectualização" na MPB dos 1960.

O curso é indicado para estudantes de música e áreas afins, sobretudo das Artes e das Humanidades, bem como para o público em geral que se interessa por música. Estará dividido nos seguintes temas:

Dia 4 (4ª feira) 1º encontro: O início da canção popular e da música instrumental brasileira, a Modinha e o lundu, o Maxixe e as bandas de música, os “pianeiros”: Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth e o choro e Pixinguinha.

Dia 5 (5ª feira) 2º encontro: Samba. A “pequena África” do Rio de Janeiro e o “primeiro” samba gravado, sambistas do morro do Estácio, bando de Tangarás: Almirante, Noel Rosa e Wilson Batista, polêmica entre Noel Rosa e Wilson Batista, Ary Barroso, Radamés Gnattali e o samba-exaltação e o Samba-jazz

Dia 6 (6ª feira) 3º encontro: A Moderna Música Popular Brasileira. Bossa Nova, canção de protesto, Tropicália e os Festivais

O professor

O Prof. Adélcio Camilo Machado, é Doutorando em Música (UNICAMP), na modalidade de Música Popular. Recentemente defendeu, nesta mesma Universidade, sua dissertação de Mestrado intitulada "Quem te viu, quem te vê: o samba pede passagem para os anos 1970".

Em 2010 associou-se à ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música), passando a apresentar trabalhos em seus congressos, realizados anualmente. É professor de música no Colégio Almeida Júnior e trabalha na área de ação educativa no Museu da Música - Itu.

Serviço:
Curso de Introdução à História da Música Popular Brasileira
4 a 6 de julho de 2012, das 18 as 20 horas.
Auditório SINCOMÉRCIO – rua Maestro José Victório, 137, Itu

Comentários