Cultura

Publicado: Terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Museu da Música de Itu discute obra musical do Padre Jesuíno

Primeiro encontro do ano da série "Diálogos" ocorre domingo.

Museu da Música de Itu discute obra musical do Padre Jesuíno
Padre Jesuíno marcou o início da grande produção musical para o Catolicismo local

No próximo domingo, dia 17 de fevereiro, o Museu da Música - Itu inicia a série de "Diálogos 2019", desta vez discutindo a obra musical do Padre Jesuíno do Monte Carmelo. O encontro, chamado “A obra musical do Padre Jesuíno do Monte Carmelo”, será conduzida pelo Prof. Luís Roberto de Francisco, pesquisador do Museu da Música – Itu a partir das 10h. A entrada é franca.

Falecido há 200 anos, sua participação na vida cultural de Itu, na passagem dos séculos XVIII e XIX marcou o início da grande produção musical para o Catolicismo local, que teve continuidade até o início do século XX em, pelo menos, quatro gerações de compositores.

Jesuíno Francisco de Paula Gusmão (1764-1819) nasceu em Santos e passou toda a vida adulta em Itu, salvo o tempo em que estudou para ser ordenado padre, vivendo em São Paulo. Foi compositor, cantor, instrumentista, arranjador além de pintor, escultor e arquiteto. Dedicou-se ao sacerdócio como pregador e líder espiritual da comunidade da Igreja do Patrocínio. Algumas de suas obras artísticas são tombadas pelo IPHAN como patrimônio nacional.

Já a obra musical é de descoberta recente, nas décadas de 1960 e 70, pelo musicólogo Regis Duprat e transcrição da Prof. Lenita Nogueira.

O museu está aberto a visitas aos domingos, entre 9h e 13h. É mantido pelo Instituto Cultural de Itu.

Serviço:
A obra musical do Padre Jesuíno do Monte Carmelo
Diálogos – Museu da Música – Itu
17/02/2019, às 10h
Rua Floriano Peixoto, 480, Centro - Itu/SP
Entrada franca

Comentários