Cultura

Publicado: Segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Memória de Itu: maior acervo particular de fotos antigas vira livro

A obra reúne cerca de 650 fotografias e dez textos.

Memória de Itu: maior acervo particular de fotos antigas vira livro
Através das 550 páginas da obra é possível conhecer imagens inéditas de igrejas, casario, famílias, eventos e da paisagem natural de Itu, divididos ao longo dos quatro séculos de história da cidade

Está disponível para aquisição, no Museu da Música – Itu, o livro Memória de Itu, organizado a partir da coleção do engenheiro Jair de Oliveira. Também participaram do projeto o fotógrafo Dr. Hélio Chierighini (falecido em 2005 ) e o professor Luís Roberto de Francisco.

A obra reúne cerca de 650 fotografias e dez textos de especialistas, professores de universidades paulistas, sobre o patrimônio material e imaterial ituano. Através das 550 páginas da obra é possível conhecer imagens inéditas de igrejas, casario, famílias, eventos e da paisagem natural de Itu, divididos ao longo dos quatro séculos de história da cidade.

Para os autores, a publicação é a oportunidade de divulgar à comunidade, imagens do passado ituano e abrir espaço para que se reconheça na história e no patrimônio a possibilidade de transformação social e espacial da cidade.

A edição só foi possível graças a parceria, com diversos patrocinadores e cidadãos que acreditam na valorização do patrimônio. O livro comemora os quatro anos de fundação do Museu da Música – Itu. A renda da vendagem do livro é destinada à manutenção do museu, criado em 2007, pelo Instituto Cultural de Itu, que em 2012 pretende receber gratuitamente cerca de 900 alunos de escolas públicas da cidade, para ações educativas.

O livro pode ser encontrado no Museu da Música - Itu, na rua Floriano Peixoto, 480. Mais informações pelo telefone (11) 4013-0604.

Comentários