Cultura

Publicado: Segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Material sobre Centenário NWS será arquivo da Biblioteca Nacional

Olga está representando Itu em evento no Rio de Janeiro.

Crédito: Rosana Bueno Material sobre Centenário NWS será arquivo da Biblioteca Nacional
Olga está representando Itu em evento no Rio de Janeiro

Todo o material sobre o Centenário Nelson Werneck Sodré deverá fazer parte do arquivo da Biblioteca Nacional. Atualmente, a Biblioteca já tem o Inventário da Coleção Nelson Werneck Sodré, com 597 documentos, 346 fotografias, 17 postais, além de fitas de vídeos e disco compacto.

E na próxima sexta-feira, 5 de agosto, a diretora do Centro de Estudos Brasileiros Nelson Werneck Sodré e do Instituto Cultural de Itu, Olga Sodré, fará mais doações durante um ato público. “O objetivo é doar para a BN outros materiais dos últimos anos de vida de Nelson Werneck Sodré e todo o material reunido desde sua morte até o final de 2011, que estão sendo guardados para compor o livro do Centenário, mas virão, posteriormente, a fazer parte de seu acervo”, destaca Olga.

O ato público vai marcar também o encerramento de uma mostra em homenagem ao centenário, com cerca de 30 documentos, entre fotos, originais, desenhos (feitos para contos do autor) e correspondência enviada por escritores. “Uma material histórico riquíssimo, que faz parte da vida cultural do Brasil”, declara Olga, que reside em Itu e está no Rio de Janeiro para participar de alguns eventos do centenário.

Acervo

O historiador Nelson Werneck Sodré, quatro anos antes de seu falecimento, em 1995, doou seu arquivo pessoal à Biblioteca Nacional.

Dentre as correspondências, cartas trocadas com Carlos Drummond de Andrade, Luís Carlos Prestes, Fidel Castro, Jorge Amado, Graciliano Ramos, entre outros. Dentre os manuscritos, também muitos artigos publicados nos jornais e também suas aulas, ministradas no ISEB. Este material tem sido bastante consultado pelos leitores, segundo a Diretora da Seção de Manuscritos, Vera Faillace.

Este acervo foi digitalizado e está disponível para os internautas por meio do site da Biblioteca Nacional (http://objdigital.bn.br/acervo_digital/anais/anais.htm). Para isto, basta clicar no acervo número 126 que pode ser consultado e também está disponível para download em formado PDF.

Comentários