Livro sobre Almeida Júnior mostra as várias faces do pintor
A autora Durce Gonçalves revela o modo de vida do caipira.
Deborah Dubner
Veja as fotos desta notícia no Flickr
A sede do Sincomércio ficou lotada de admiradores, familiares, estudantes e amigos de Durce Gonçalves Sanches na noite de sexta-feira, 14 de maio. A escritora, membro da Academia Ituana de Letras (ACADIL), lançou o livro “O modo de vida do caipira em obras de Almeida Júnior”. A obra, publicada pela Editora Ottoni, apresenta a cultura caipira sob o ângulo do hibridismo, valorizando a miscigenação como algo singular e que merece ser olhado pelo viés da arte.
O livro está dividido em três capítulos que tratam especialmente da formação cultural do caipira paulista, da formação acadêmica de Almeida Júnior e traz uma análise de obras do pintor que contextualiza essa cultura sob o olhar da semiótica.
A noite foi abrilhantada e animada com a presença do violeiro Paulo Freire, que fez uma excelente performance caipira, arrancando muitas risadas da platéia. O artista plástico Braz Júnior colaborou com o evento ilustrando a noite com a obra “A cobra e o violeiro”, como um processo intertextual voltado a Almeida Júnior.