Cultura

Publicado: Quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Livro "Memória de Itu" é lançado em evento

Obra divulga parte do acervo do pesquisador Jair de Oliveira

Crédito: Fernanda de Francisco Livro "Memória de Itu" é lançado em evento
Maria Eliza Chierighini, Luís Roberto de Francisco e Jair de Oliveira. Em pé - Prof. Paulo Marins (prefácio)

Em evento realizado no saguão do Instituto Borges na tarde do dia 3 de dezembro, houve o lançamento do livro Memória de Itu, organizado a partir da coleção do Engº Jair de Oliveira. Participaram do projeto, também o fotógrafo Hélio Chierighini (falecido em 2005) e o Prof. Luís Roberto de Francisco.

A obra reúne cerca de 650 fotografias e 10 textos de especialistas, professores de universidades paulistas, acerca do patrimônio material e imaterial ituano. Através das 550 páginas da obra é possível conhecer imagens inéditas de igrejas, casario, famílias, eventos e da paisagem natural de Itu, divididos ao longo dos quatro séculos de história da cidade.

Para os autores a publicação é a oportunidade divulgar à comunidade imagens do passado ituano e abrir espaço para que se reconheça na história e no patrimônio a possibilidade de transformação social e espacial da cidade.

A edição só foi possível graças a parceria com diversos patrocinadores, cidadãos que acreditam na valorização do patrimônio. O livro comemora os quatro anos de fundação do Museu da Música – Itu. Parte da renda da vendagem do livro é destinada à manutenção do museu, criado em 2007, pelo Instituto Cultural de Itu, que em 2012 pretende receber gratuitamente cerca de 900 alunos de escolas públicas da cidade, para ações educativas.

O livro pode ser encontrado na Gráfica Gavioli, rua Madre Maria Theodora, 27. Informações pelo telefone 4022-7900.

Comentários