Cultura

Publicado: Segunda-feira, 21 de março de 2011

Laurentino Gomes abre a série Diálogos, com auditório lotado

Evento integra o centenário de Nelson Werneck Sodré.

O auditório do Sincomércio-Itu ficou repleto de universitários, historiadores e jornalistas no dia 18, sexta-feira, para conferir a palestra do jornalista Laurentino Gomes, com o tema “Os Caminhos da Independência”.

O evento, que integra o calendário do ano de centenário do jornalista Nelson Werneck Sodré (NWS), abriu a série “Diálogos 2011”, do Centro de Estudos Brasileiros – Nelson Werneck Sodré (CEB-NWS), departamento que integra o Instituto Cultural de Itu, e o Museu da Música-Itu.



A abertura marcou a posse de Maria Lúcia Dias Caselli, como novo membro do Museu da Música-Itu.

Estiveram presentes à mesa: Convidado de honra Laurentino Gomes; professora Maria de Lourdes Sioli, curadora do Museu; Durce Sanchez – representando a doutora Olga Regina Frugoli Sodré, presidente do Instituto Superior de Estudos Brasileiros – Nelson Werneck Sodré (ISEB-NWS) e do Centro de Estudos Brasileiros - Nelson Werneck Sodré (CEB-NWS) – em viagem ao Rio de Janeiro para contatos sobre o centenário de NWS.

História do Brasil

O bestseller “1808”, que rendeu diversos prêmios ao autor, norteou as primeiras ideias, como o cenário mundial durante o século XIX, as revoluções que, segundo Laurentino, corroeram as bases daquela época e transformaram o mundo, com destaque para a fuga da Corte Portuguesa ao Brasil. “Imaginem acordar e descobrir que a nossa presidente fugiu para outro país com toda a sua equipe de governo, esse foi o sentimento dos portugueses”, ressaltou Gomes.



Segundo o autor, por outro lado, esses 13 anos em que a Corte esteve no país representam o período de maior transformação em toda a história do Brasil. “O objetivo de Dom Pedro era espelhar as instituições portuguesas em nosso país, fazendo com que, aos poucos, ganhássemos uma grande semelhança com Portugal”, diz ele.

Próximo livro

Durante a apresentação, Laurentino Gomes, também autor de “1822”, ainda ressaltou os trabalhos do seu próximo livro, que terá como título o ano de “1889”, Independência do Brasil. “Estou em uma cidade privilegiada, já que por aqui tenho todas as informações desse período representativo para o desenvolvimento do Brasil”.

Ao final, foi aberta uma sessão de perguntas do grande público presente, cuja participação de universitários do CEUNSP, professores e interessados garantiu o debate de outros assuntos relacionados à cultura brasileira. “Meu objetivo com a forma jornalística de apresentar as informações nos livros é justamente popularizar a história, despertando nas pessoas o interesse em se aprofundar na trajetória do nosso país”, disse o autor. Durante toda a noite, o CEB-NWS publicou, em tempo real, pelo Twitter e Facebook, detalhes dos temas discutidos, ferramentas que estarão presentes nos próximos encontros.

II Diálogos 2011

No dia 1º de abril, às 19h30, também no auditório do Sincomércio, o tema “A Paixão Segundo Itu – o patrimônio cultural de uma cidade antiga” abre a programação da ‘Semana Santa’, que permeará o mês de abril, com as presenças da doutora Olga Sodré, doutora Allie Marie Dias de Queiroz, do professor Luís Roberto de Francisco, além dos debatedores Maria de Lourdes Sioli, Vinícius Gavioli e D. Evandro Correia.             

Leia mais: www.nws.itu.com.br

Comentários