Cultura

Publicado: Terça-feira, 30 de maio de 2017

InterFoto Itu 2017 lança convocatórias para artistas

As imagens escolhidas serão expostas na Fábrica São Luiz e no Museu Republicano

InterFoto Itu 2017 lança convocatórias para artistas
Festival terá exposições coletivas

Nesta edição, o InterFoto Itu lançou duas convocatórias: "Do Outro Lado" e "ELOS-Janelas e Portas de Itu". Os desafios são abertos a artistas e fotógrafos de todas as partes do mundo, tendo por objetivo construir, com os trabalhos selecionados, exposições coletivas dentro da programação do festival.

As imagens escolhidas serão expostas na Fábrica São Luiz e no Museu Republicano "Convenção de Itu". As inscrições gratuitas seguem até o dia 25 de junho.

"Do Outro Lado" - Convocatória

A fotografia pode ser a mágica ferramenta do olhar de um fotógrafo, com a possibilidades de revelar realidades muitas vezes invisíveis ao ¨ver¨ cotidiano . Os 15 melhores trabalhos serão contemplados com uma exposição coletiva com o nome da convocatória em um dos espaços expositivos escolhido pela comissão organizadora durante o período do Interfoto Itu 2017. Inscrições: http://www.interfotoitu.com.br/convocatoria-01.html

"Elos-Janelas e Portas de Itu" - Convocatória

A partir da parceria entre o InterFoto Itu e o Mseu Republicano, serão selecionados 20 trabalhos sobre a temática "Elos: Janelas e Portas de Itu" para compor uma exposição coletiva aberta ao público na sala de exposições temporárias do museu, entre julho e setembro de 2017. Inscrições: http://www.interfotoitu.com.br/convocatoria-02.html

O evento

O surgimento da fotografia no Brasil passou por Itu. Foi aqui que Hércules Florence consultou a biblioteca do amigo e confidente Carlos Engler, na busca de chegar a uma fórmula química capaz de fixar a imagem da câmara obscura. Cerca de 60 km em lombo de cavalo atrás da solução, da fixação.

Quase 200 anos depois, a fotografia no Brasil novamente passa por Itu. O InterFoto que em 2017 está em sua quarta edição tem como missão expandir o diálogo da produção fotográfica brasileira em um grande pólo comercial e cultural, o interior paulista.

Comentários