Escritor e poeta Sidarta Martins entrará para a Acadil
Cerimônia de posse ocorrerá no dia 17 de maio.
Jéssica Ferrari
A Academia Ituana de Letras (ACADIL) e o Instituto Legislativo da Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu (ILI) promovem nova Sessão Solene no dia 17 de maio (sábado), às 10 horas, no Plenário Luiz Guido, rua Barão do Rio Branco, 28.
A cerimônia é dedicada à posse do escritor e poeta ituano, também colunista do site, Sidarta da Silva Martins na Cadeira nº 20 do sodalício, tendo como patrono Luiz Gonzaga Silveira Moraes.
A saudação será proferida pela acadêmica Maria Lucia Almeida de Marins e Dias Caselli. O orador convidado é o psiquiatra forense, Doutor Guido Palomba, que discorrerá sobre o tema “História da Loucura” e será saudado pelo Acadêmico Nelson Kojranski.
O evento contará ainda com apresentações do violonista José Tatângelo e intervenções literárias com textos do poeta Sidarta Martins.
Sidarta da Silva Martins
O poeta Sidarta Martins, participante da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro (ANLPPB), tem apresentado uma nova forma de poesia, inovadora, no sentido de humanizar o verso e a prosa.
Abordando temas variados, voltados à valorização da mulher e das crianças, bem como a relação entre pais e filhos, tem atraído a atenção de um público variado, tanto em termos de faixa etária, como em termos de interesse cultural.
Sua forma simples de abordar temas importantes relacionados ao Ser Humano e seu ambiente, bem como a preocupação constante com a cultura e educação de crianças, jovens e adultos, tem sido reconhecida em todo o Brasil.
Sem fugir a temas polêmicos como a guerra do Iraque, o tratamento que damos a nossas crianças, mulheres e idosos, dedica-se, também ao romantismo, expressado em grande parte de suas poesias.
Nasceu em Brigadeiro Tobias, Distrito de Sorocaba/SP, é casado com Neide Elizabethe Marchioli. É bacharel em Comunicação Social pela ESPM/SP e Mestre em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP. Tem Especialização em Marketing pela USP/SP.
Foi administrador e instrutor de gerentes da CEF/SP entre os anos de 1973 e 1986 quando, percebendo o país à deriva, embarcou para os Estados Unidos e depois para a Europa, à busca de uma melhor formação para os filhos Evandro, André e Renato, e para si mesmo. Na Europa iniciou suas pesquisas sobre aprendizado de línguas estrangeiras e criou a Metodologia dos Sons, hoje um importante instrumento para o ensino de línguas no Brasil.
O resultado de suas pesquisas sobre educação, linguística, meio ambiente e recursos humanos já foi apresentado em dezenas de congressos no Brasil – UNICAMP, Mackenzie, UFRGS, UFSCar, Congresso SABER - e no Exterior. Foi vencedor dos Prêmios de Poesia Moutonée, Salto/SP e Periscópio, Itu/SP. Seus textos poéticos, poemas, sonetos e poesias estão publicados em dezenas de sites e coletâneas poéticas de todo o Brasil. Os dois primeiros livros solo estão no prelo e deverão ser editados em breve pela Editora Ottoni, de Itu/SP. Suas poesias estão sendo musicalizadas.
Desde 2003 divide seu tempo entre suas aulas na Universidade Paulista - UNIP, em Jundiaí, suas poesias e textos, suas pesquisas, aulas em cursos de pós-graduação, palestras e formação musical na Escola de Artes Musicais “Som Maior”, sob orientação da Professora Maria de Lourdes V. Mezzalira. Em suas palestras enfatiza que “Ao Educador compete, fundamentalmente, a formação do cidadão global e do homem bondoso universal”.