Doação de material inédito encerra mostra NWS na Biblioteca Nacional
Evento aconteceu na sexta-feira, no Rio de Janeiro.
CEB Nelson Sodré
O Centro de Estudos Brasileiros Nelson Werneck Sodré, representado pela sua presidente, Olga Sodré, participou do encerramento da exposição em homenagem ao centenário do escritor na última sexta-feira, dia 5, na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.
Na ocasião, foi feita também doação de documentos e livros, reunidos por Olga, que pretende também fazer a doação de documentos e objetos referentes ao Centenário. “Este material faz parte da história e da cultura nacional, e servirá para futuras pesquisas”, explica Olga.
A solenidade marcou o fim da mostra, aberta deste abril (por ocasião da data de nascimento do homenageado), com cerca de 30 documentos, entre fotos, originais, desenhos (feitos para contos do autor) e correspondências trocadas com Carlos Drummond de Andrade, Luís Carlos Prestes, Fidel Castro, Jorge Amado, Graciliano Ramos, entre outros.
Participaram da solenidade de entrega a diretora dos Acervos, Mônica Rizzo, representando o presidente da Biblioteca nacional, a antropóloga e pesquisadora Luitgarde de Barros, a diretora do Departamento de Manuscritos, Vera Faillance, o diretor da Revista do Livro, Benício Medeiros, e o editor da Fundação Biblioteca Nacional, Marcus Vinícius Ribeiro.
Acesso pela Internet
O historiador Nelson Werneck Sodré, quatro anos antes de seu falecimento, em 1995, doou todo seu arquivo pessoal à Biblioteca Nacional. Este acervo foi digitalizado e está disponível para os internautas por meio do site da Biblioteca Nacional. Para isto, basta clicar no acervo número 126 que pode ser consultado e também está disponível para download em formado PDF.