Cultura

Publicado: Quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Coral Vozes de Itu cantará Oratória de Elias Lobo em Campinas

Obra foi escrita para inauguração da Catedral da cidade.

Coral Vozes de Itu cantará Oratória de Elias Lobo em Campinas
Coral Vozes de Itu

No próximo sábado, dia 31 de agosto, a partir das 19h30, o Coral Vozes de Itu, a convite da Arquidiocese de Campinas, apresenta a obra histórica Oratória de Nossa Senhora da Conceição, escrita em 1883, a primeira peça musical apresentada na Catedral de Campinas, no dia de sua inauguração, a 8 de dezembro daquele ano.

O compositor, Elias Álvares Lobo (1834 – 1901) nasceu em Itu e se notabilizou na música brasileira pela composição da primeira ópera brasileira em língua nacional, A Noite de São João, em 1860. Viveu também no Rio de Janeiro, Itatiba, Campinas e São Paulo.

Ao deixar a capital do Império, dedicou-se ao gênero de música sacra. Além de missas e novenas, Elias Lobo compôs pelo menos três oratórias com temas religiosos. O gênero se caracteriza por uma ópera sem cena. Os personagens dialogam com o coro celebrando o anúncio da gravidez de Maria pelo anjo Gabriel, o estranhamento e posterior aceitação de São José.

Elias Lobo foi um dos primeiros, senão o primeiro, dentre os compositores brasileiros a se dedicar a oratórias, gênero muito comum no período barroco e romântico na Europa. Peças como esta não são feitas para se cantar na liturgia, mas em forma de concerto.

As partituras originais pertencem ao acervo do Museu da Música – Itu e foram transcritas pelo Prof. Marcos Júlio Sergl.

O texto da Oratória de Nossa Senhora da Conceição é de autoria do Dr. Antonio da Costa Carvalho.

A apresentação, na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Rua Barão de Jaguara, s/nº, no Centro de Campinas, contará com a participação de solistas do Vozes de Itu, do pianista Daniel Guimarães e tem direção artística de Luís Roberto de Francisco e Paulo Zeppini. A entrada é franca.

Há 25 anos o Coral Vozes de Itu se dedica à recuperação e apresentação de obras históricas da música paulista.

O evento conta com apoio da Associação Cultural Vozes de Itu e Instituto Cultural de Itu, Museu da Música – Itu, PUC Campinas, Secretaria Municipal de Cultura de Itu, Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu, Museu de Arte Sacra Padre Jesuíno do Monte Carmelo, UNIRIO, Prefeitura Municipal de Campinas
 

Serviço:
31 de agosto, sábado, 19h30
Basílica de Nossa Senhora do Carmo
Local – Rua Barão de Jaguara, s/nº, Centro Campinas (SP)
A entrada é franca. 
 

Comentários