Livro sobre mídia social é lançado por Pollyana Ferrari
A jornalista paulistana é colunista do itu.com.br.
Guilherme Martins
A jornalista e colunista do Itu.com.br, Pollyana Ferrari, lança, no dia 27 de maio, em Sergipe, o livro A força da mídia social. Logo depois, o livro será lançado em São Paulo, no dia 09 de junho, na Martins Fontes da avenida Paulista, das 18h30 às 21h30.
Nele, a jornalista e pesquisadora relata seu longo trabalho com Internet, que exerce desde 1995, com passagens por veículos como Época Online, IG, Globo.com e TV Cultura, além de abordar sua experiência como professora de mídias sociais da PUC-SP.
Em uma iniciativa do governador de Sergipe, Marcelo Déda, o lançamento acontece durante o Seminário Secom/UNESCO: Mídias digitais e transformação social - um novo paradigma para a comunicação. Voltado para profissionais de comunicação, A força da mídia social é resultado da tese de doutorado da autora na USP.
Desde o primeiro capítulo, o leitor se envolve numa viagem de relacionamentos, sentimentos, informações e desejos que circulam em fluxos nas mídias sociais. “As divagações (wandering) são percebidas nas comunidades, nos scraps do Orkut, nos blogs, ou em tweets de 140 caracteres”, afirma Pollyana. De uma conversa informal com o leitor, nascem referências à filosofia, à cognição, à tecnologia da informação e à sociologia, que mapeiam esta narrativa orgânica e remixada.
A sociedade mudou e a comunicação é um agente fundamental para a construção de memória e sentido neste novo contexto social. Para a autora, os comunicadores do século XXI devem se concentrar em propor melhorias, a fim de promover o uso da não-linearidade, cuja cognição ocorre conforme a bagagem cultural e sígnica de cada leitor.
Mas, como escrever e apurar notícias para esta nova mídia? O conteúdo on-line é dinâmico e o profissional digital trabalha em alta velocidade. “Várias vezes ao dia começamos uma pauta do zero e também concluímos histórias inteiras em intervalos de horas ou mesmo minutos”, conclui Pollyana.
Mais sobre Pollyana Ferrari
Pollyana Ferrari é jornalista, escritora, doutora em Comunicação Social pela USP, professora da PUC-SP e consultora web em arquitetura da informação e mídia social.
Há 23 anos atua no mercado editorial de TI e nos últimos treze, se dedica à Internet. Trabalhou em veículos como Época Online, IG, Globo.com e TV Cultura, jornais O Estado de S. Paulo e IDG.
Atualmente leciona nos cursos de Jornalismo e Multimeios da PUC-SP e Jornalismo Multimídia, na pós graduação da mesma Universidade, além de ser colunista da ABERJE e portal Nós da Comunicação.
Também esteve presente no evento Jornalismo 2.0, promovido pelo Itu.com.br, no qual foi uma das palestrantes.
Autora dos livros Jornalismo Digital e Hipertexto, Hipermídia, ambos da Editora Contexto, A força da mídia social é seu terceiro livro.