Cultura

Publicado: Quarta-feira, 9 de março de 2011

Cisne Negro Cia de Dança

Cisne Negro Cia de Dança
O grupo é uma junção de alunas do Estúdio de Ballet Cisne Negro com atletas da Faculdade de Educação Física de SP (USP)

A Cisne Negro Cia. de Dança é resultado de uma iniciativa curiosa de Hulda Bittencourt, diretora artística do grupo: a junção de alunas do famoso Estúdio de Ballet Cisne Negro com alguns atletas da Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP). A aproximação destes dois universos deu ao grupo sua principal característica, uma dança espontânea, energética, viril e de consistente qualidade técnica e artística.

Os trabalhos da companhia, que desde o começo desenvolve projetos com coreógrafos jovens e inovadores, inserem-se no panorama contemporâneo da dança ocidental. O grupo, que tem 33 anos de história, se apresentou nas principais cidades do Brasil e conquistou espaço no cenário internacional. Já esteve também em países europeus (Inglaterra, Canadá, Espanha, Alemanha), asiático (Tailândia), africanos (África do Sul e Moçambique) e americanos (Estados Unidos, Cuba, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai).

No repertório, a companhia conta com 74 coreografias e coleciona alguns prêmios e indicações, dos quais destacam-se:

• Prêmio Teatro da Dança Edição 2008/2009 – Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo pelos espetáculos Vem Dançar e O Quebra-Nozes.
• Prêmio Estímulo de Teatro e Dança – Funarte, concedido pelo Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (Ibac)
• Prêmio APCA
- Especial 25 anos da Cisne Negro Cia. de Dança
- Pelo conjunto de trabalhos apresentados nos 20 anos de existência – CLIP 20
- Melhor espetáculo CLIP 15 – retrospectiva de 15 anos com mostra de repertório
- Melhor companhia de dança
- Destaque pelo conjunto de trabalhos realizados
- Melhor espetáculo de dança – Melhor coreografia (Hulda Bittencourt)

A companhia mantém três projetos sociais de arte-educação e complementação escolar nos bairros do Jabaquara, Vila Beatriz e Rio Pequeno. O público beneficiado são jovens entre 12 e 16 anos de idade, provenientes de comunidades de baixa renda e de escolas públicas. A proposta é contribuir para a formação e exercício de cidadania, por meio da música, da dança e das artes em geral, a partir de temas como a preservação do meio ambiente, reciclagem, saúde e higiene.

Comentários