Cultura

Publicado: Quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Biblioteca Histórica homenageia Maria Antonia Sampaio

Mostra sobre a Profa. pode ser vista até o fim de setembro.

Crédito: Divulgação/Museu da Música - Itu Biblioteca Histórica homenageia Maria Antonia Sampaio
Exposição na Igreja do Bom Jesus

A Biblioteca Histórica do Bom Jesus, em parceria com o Lar Escola Santo Inácio, celebrou o centenário de nascimento da Profa. Maria Antonia Luporini Sampaio (1916 – 1975) com mostra cultural aberta na Igreja do Bom Jesus. A exposição traz imagens, documentos e textos sobre a fundadora do Lar Escola Santo Inácio e sua trajetória de ação social.

Além da mostra, a Biblioteca também promoveu uma ação educativa de contação de histórias, com a Profa. Cláudia Capelli, para os alunos do Lar Escola. As atividades integraram a programação especial de eventos realizadas na cidade, no mês de agosto.

Para quem ainda não conferiu, a exposição que contou com apoio da família da homenageada, seguirá aberta diariamente até o final de setembro. A Igreja do Bom Jesus fica na Praça Padre Anchieta - Centro - Itu/SP.

A homenageada


Maria Antonia nasceu em Itu a 22 de agosto de 1916, filha de Arthur Ferraz Sampaio e Agnela Luporini. Era professora formada pela Escola Normal do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio. Lecionou por alguns anos até ser nomeada conservadora do Museu Republicano "Convenção de Itu" (USP). Por indicação dos Padres Jesuítas, Maria Antonia assumiu a direção da Congregação Mariana Nossa Senhora do Bom Conselho, grupo de operárias ituanas e do Lar Escola Santo Inácio, onde desenvolveu ação voluntária. Distinguiu-se pelo trabalho social entre crianças de baixa renda e jovens operárias. Faleceu repentinamente em 31 de janeiro de 1975. A EMEI que funciona em parceria com o Lar Escola Santo Inácio leva seu nome, homenagem da Prefeitura de Itu.

Comentários