Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Símbolo internacional, Poste da Paz é inaugurado com cerimônia em Itu

Evento na Praça Regente Feijó reuniu mais de 100 pessoas.

Crédito: Vitória Caleffo/Itu.com.br Símbolo internacional, Poste da Paz é inaugurado com cerimônia em Itu
Dança Circular pela Paz, com Deborah Dubner, reuniu crianças e adultos em volta do Poste da Paz

Veja as fotos desta notícia no Flickr

A Praça Regente Feijó foi o local escolhido em Itu para o "plantio" inédito do Poste da Paz, monumento que já se espalhou em 180 países, sendo um projeto internacional com o objetivo de unir todos os povos mentalizando a paz. A cerimônia de inauguração ocorreu na manhã do dia 29 de outubro e contou com a presença de toda a equipe do Centro Promocional Madre Teodora, das Irmãs de São José, bem como das crianças e autoridades locais.

O evento teve inicio com a apresentação ao público presente sobre o que é o Poste da Paz, sua importância e os locais que já o possuem instalado. Em seguida, o padre Monsenhor Durval de Almeida fez uma oração especial e deu a benção ao monumento, inaugurando-o.

Na sequência, as crianças que praticam semanalmente a Dança Circular com a focalizadora Deborah Dubner, no Centro Promocional Madre Teodora, convidaram o público presente no local a participar de uma grande roda, com a temática da Paz. De mãos dadas, todos dançaram e cantaram juntos a canção "Te Ofereço Paz", finalizando com alegria e emoção a cerimônia de inauguração.

A iniciativa do Poste da Paz nasceu da Associação de Instrução Popular e Beneficência (SIPEB) Itu. Originalmente ele seria colocado no pátio do Centro Promocional Madre Teodora. No entanto, por se tratar de algo grandioso, as irmãs acharam melhor inaugurar em um local público que pudesse contagiar mais pessoas. Assim, optou-se pela Praça Regente Feijó, localizada logo à frente da Igreja do Patrocínio, local onde funciona o Centro que atende educacionalmente mais de 260 crianças e suas famílias em situação de risco.

O evento de inauguração contou com o apoio da Prefeitura de Itu. Estiveram presentes a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol), Zélia Vaccari Gomes, a Deputa Estadual Rita Passos e o vereador Olavo Volpato.



Poste da Paz


O Poste da Paz, um obelisco de quatro ou seis faces de dois metros e meio de altura, é parte do projeto internacional "The World Peace Prayer Society" que surgiu no Japão em 1955, quando Masahisa Goi, poeta e filósofo japonês, antes de falecer, começou a pensar sobre as consequências da bomba atômica e sobre a própria guerra. Na busca por pensamentos positivos, surgiu em sua mente à frase “Que a Paz prevaleça na Terra” - foi o que desejou para o mundo: palavras simples, mas de grande significado que poderiam atingir todos os países, todas as classes sociais, todas as religiões, simplesmente pela energia contida nelas.

O monumento é "plantado" em algum local público que possa ser dedicado à Paz. Em uma das faces é escrita a frase "Que a paz prevaleça na Terra" com o emblema da paz no idioma do local onde é colocado. Nas outras faces, a mesma frase em outros idiomas. O Poste da Paz constitui-se em ponto de convergência e de encontro de pessoas e grupos e pode ser erguido em parques, igrejas, entidades, escolas, jardins e espaços comunitários. Atualmente há mais de 200 mil postes em 180 países, servindo como marcos para que lembremos sempre da necessidade de visualizar e rezar pela Paz mundial.

O Poste da Paz já foi plantado por Dalai Lama, Madre Tereza de Calcutá, Nelson Mandela, Papa João Paulo II, entre outras figuras públicas que dedicaram sua vida à promoção da paz na terra.

SIPEB – Unidade Itu

A Associação de Instrução Popular e Beneficência (SIPEB), mantenedora do Centro Promocional Madre Teodora, foi fundada em 16/06/1911. No entanto, sua origem remonta ao século XIX, pelo trabalho das Irmãs de São José de Chambéry (França), no Estado de São Paulo.

A Congregação das Irmãs de São José de Chambéry iniciou suas atividades no Brasil em 1858, com a vinda de um grupo de Irmãs, a pedido do então Bispo de São Paulo, Dom Antônio Joaquim de Mello, estabelecendo-se na cidade de Itu. No ano seguinte, chegou Irmã Madre Maria Teodora Voiron, que dedicaria toda sua vida ao trabalho social e a educação, sendo também a fundadora da SIPEB.

Em 13 de novembro de 1859, as Irmãs iniciam as atividades no Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, com atendimento educacional em regime de internato e externato para meninas. Madre Teodora logo criou como extensão uma escola para as filhas de escravas.

A SIPEB manteve desde sua fundação em 1911, o Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, famoso por ser o primeiro colégio para meninas do Estado de São Paulo. Com o passar dos anos e com as transformações sociais e culturais, optou-se por fechar esse estabelecimento em 1971, conservando o trabalho de promoção social. O trabalho de assistência aos mais carentes sempre foi uma preocupação das Irmãs de São José.

Em novembro de 1963, elas fundaram o Lar Josefino no Bairro Rancho Grande, periferia de Itu. O Lar atendia as meninas que não podiam continuar os estudos além do primário. Este trabalho foi desenvolvido até 1965.

Nesta mesma época a realidade mostrava que os meninos tinham maior necessidade de assistência. Foi então inaugurado o Lar do Menino nas dependências do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio em 03/02/1967. Com o passar do tempo, a exigência levou a atender meninos e meninas.

Em 2002, o Lar passou a chamar-se Centro de Educação Madre Teodora em homenagem à grande missionária no Brasil. E desde 2013 o nome passou a ser Centro Promocional Madre Teodora. Atualmente, atende uma média anual de 260 crianças de 1ª a 5ª ano no Projeto Criança Feliz, e 160 famílias no Projeto.

Comentários