Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Porta Santa da Misericórdia é aberta em Itu e reúne milhares de fiéis

Houve Missa Campal e procissão até a Igreja do Bom Jesus.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Porta Santa da Misericórdia é aberta em Itu e reúne milhares de fiéis
Bispo Dom Vicente Costa abriu a Porta Santa em Itu

Veja as fotos desta notícia no Flickr

A cerimônia de abertura da Porta Santa no Santuário Nacional Sagrado Coração de Jesus, em Itu, reuniu mais de 20 mil fiéis no dia 6 de janeiro, segundo dados da prefeitura. O evento encerrou a abertura das três portas escolhidas pela Diocese de Jundiaí, formada por 11 municípios, para celebrar o Ano Santo da Misericórdia.

Na data, houve uma Missa Campal em frente à Igreja Nossa Senhora Candelária que lotou a Praça Padre Miguel (Matriz), celebrada pelo bispo Dom Vicente Costa e concelebrada por 60 presbíteros. Participaram ainda padres, diáconos, religiosos(as), seminaristas e autoridades da cidade, além de missionários(as) de diversas cidades.

Após a missa, ocorreu procissão pelas ruas centrais de Itu até a Igreja do Bom Jesus, onde a Porta Santa foi aberta ao som do Hino da Misericórdia, cantado pela Schola Cantorum com participação de cantores do Coral Vozes de Itu e convidados. Em seguida, os fiéis foram convidados a passar pela estrutura simbólica.

A passagem pela Porta Santa simboliza a entrada em uma nova dimensão de vida, que deve caminhar para a misericórdia daí em diante. Quem atravessa uma das três Portas da Diocese tem a oportunidade de receber indulgências plenárias se se confessar, comungar e praticar as obras de misericórdia espirituais e corporais. Os fiéis terão oportunidade de passar pela Porta Santa durante um ano, mas para isso é necessário cumprir algumas indulgências como arrependimento sincero dos pecados, confissão, comunhão, oração pelas intenções do Sumo Pontífice, visita a uma das igrejas denominadas Portas Santas e recitação do Credo. Além disto, conforme convocação do Santo Padre na Bula Misericordiae Vultus (Rosto da Misericórdia), o Ano da Misericórdia será um tempo para se retomar as obras de misericórdia corporal e espiritual.

O Jubileu Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, iniciou em Roma, no dia 8 de dezembro de 2015, Solenidade da Imaculada Conceição e na celebração dos 50 anos da conclusão do Concílio Vaticano II, e termina em todas as Dioceses, na Solenidade de Cristo Rei do Universo, em 2016. Na Diocese de Jundiaí estão previstas várias atividades inseridas nas festividades preparatórias para os 50 anos da criação da Diocese.

Comentários