Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 30 de junho de 2005

Panfleto anônimo confunde opinião pública

Panfletos anônimos semelhantes ao distribuído pela Prefeitura para receber impostos atrasados estão sendo espalhados pela cidade, confundindo a população. O panfleto clandestino troca o telefone de informações da Prefeitura pelo 190 da Polícia Militar, o que levou o serviço reservado a investigar.

Panfleto anônimo confunde opinião pública
Panfletos espalhados pelas ruas imitam o oficial e confundem a população

A Prefeitura de Itu está sendo vítima de uma campanha de difamação através de panfletos anônimos. Desde o último dia 24 de junho, quando foi realizada em Itu, uma manifestação pública de apoio à cervejaria Schincariol e repúdio a prisão de seus dirigentes, panfletos anônimos semelhantes ao distribuído pela própria Prefeitura para receber impostos atrasados, são espalhados pela cidade tentando confundir a opinião pública. Os panfletos reproduzem o slogan da campanha oficial, que é “Quem paga, economiza e fica tranqüilo” e utiliza até mesmo o personagem, que visa incentivar à população quitar seus débitos com a Fazenda municipal. A montagem feita a partir do material distribuído pela prefeitura de Itu segue com frases mentirosas como “Rico não paga — Herculano defende”, “Pague seus impostos depois da Schincariol — Herculano garante”, na tentativa de induzir o leitor a acreditar que a atual administração defende o não pagamento de impostos para os chamados “ricos”, denegrindo a imagem da Prefeitura e do próprio prefeito Herculano Júnior.

Em todas as entrevistas concedidas à imprensa, quando questionado sobre o caso Schincariol, o prefeito Herculano Junior faz questão de frisar que “se há dívidas com o fisco a empresa tem que pagar, mas através de meios legais e sem a truculência empregada neste caso”. Herculano afirma que está defendendo a empresa pelo que ela representa para o município, tanto em arrecadação de impostos como na geração de empregos, além de suas ações sociais empreendidas pela cidade. “Não podemos concordar com ações truculentas e hostis com uma família tradicional e estabelecida em Itu há tantos anos. Existem outros caminhos legais para se apurar questões como essa que acusam a Schincariol”, lembra o prefeito. De acordo com o Coordenador do Departamento de Comunicação do Governo, Jair Italiani, a Prefeitura de Itu já está tomando todas as providências cabíveis para tentar identificar os responsáveis pela confecção e distribuição desses panfletos. “É difícil responsabilizar alguém numa situação como essa, muito embora quem conhece um pouco da história política da cidade sabe que o responsável deixou suas ‘digitais’ no que fez”, assinala Italiani. Na opinião do assessor da Prefeitura, “esse tipo de conduta é típica do ranço político que busca sobreviver a todo custo, mesmo quando a população já deu um basta a quem age assim, nas últimas eleições”, arremata. O panfleto clandestino troca o telefone de informações da Prefeitura pelo 190 da Polícia Militar o que levou o serviço reservado da corporação também a investigar o caso. Ainda esta semana os panfletos estavam sendo espalhados nos pontos de ônibus circular e nas saídas de escolas durante a noite.

Comentários