Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 15 de junho de 2010

Obra "ITU 400 ANOS (1610-2010)" retrata a cidade com imagens e textos

O livro é assinado pelo pesquisador Jair de Oliveira.

Obra "ITU 400 ANOS (1610-2010)" retrata a cidade com imagens e textos
No livro, cerca de 100 imagens revelam a cidade, que foi registrada por diversos artistas e fotógrafos

Por Renan Pereira

Para celebrar o quarto centenário de fundação da cidade de Itu, o pesquisador e engenheiro, Jair de Oliveira, lançou recentemente a obra inédita “ITU 400 ANOS (1610-2010)”. O livro é resultado de uma “cuidadosa pesquisa” sobre o patrimônio material ituano desde a sua fundação.

A coleção do autor é composta por milhares de imagens e passará a ser compartilhada a partir desta obra. O autor cedeu os direitos de distribuição do livro ao Museu da Música – Itu, entidade cultural que preserva a memória da música local.

“Já no início da obra, o leitor se depara com belíssimo poema de Paulo Bomfim, Príncipe dos Poetas Brasileiros, descendente direto do fundador de Itu, Domingos Fernandes”, explica Luís Roberto de Francisco, representante do Museu.

No livro, cerca de 100 imagens revelam a cidade, que foi registrada por diversos artistas e fotógrafos. Entre eles, estão nomes como Miguel Dutra, Egner, Sétimo Catherine, Hélio Chierighini, Juca Ferreira; além do próprio autor. Igrejas, edifícios públicos, ruas, largos e figuras marcantes do passado fazem parte da obra.

O livro custa R$ 40. Os interessados devem fazer o pedido através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4022-1248. A obra se encontra à venda também no Museu da Música e na Copiadora Ottoni, ambos localizados em Itu.

Obra é fundamental para aqueles que querem conhecer o patrimônio cultural de Itu

Jair de Oliveira, que é especialista em preservação e restauração de patrimônio artístico, há vinte anos reúne fotos de lugares que se tornaram referência cultural e personalidades que fizeram a história de Itu.

Um texto escrito pelo professor Luís Roberto de Francisco, oferece introdução aos leitores iniciantes na história local. O autor espera, com o livro, “ampliar a consciência patrimonial da comunidade local a partir da divulgação do acervo.”

Comentários