Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Museu Republicano de Itu reabre as portas no aniversário da cidade

O evento recebeu autoridades da cidade e da região.

Crédito: Jéssica Ferrari / www.itu.com.br Museu Republicano de Itu reabre as portas no aniversário da cidade
Autoridades conhecem a exposição do Museu

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Por Jéssica Ferrari

O Museu Republicano Convenção de Itu reabriu as portas no dia 02 de fevereiro, em um evento fechado ao público. A reinauguração foi um presente de aniversário ao 4º Centenário da cidade, e conta com a exposição “De casa à Museu: A formação do Museu Republicano (1923-1946)”.

A exposição reúne objetos, mobiliário, pinturas e retratos, compondo juntamente com os paineis de azulejos, inteiramente restaurados, registros da memória e da História da instituição e da cidade de Itu. “O Museu Republicano oferece documentos importantes para estudantes pesquisadores e interessados em se aprofundar na história local e da república”, conta o historiador Jonas de Sousa.

Segundo a diretora do Museu, Cecília Helena de Salles Oliveira, a partir do dia 03 de fevereiro, o Museu passa a abrir as portas para o público, gratuitamente, das 10h às 16h, de terça-feira a domingo. “Ainda temos uma ampla reforma para realizar, mas também temos muito com o que contribuir com a cultura da cidade”, explica Cecília.

O evento, que faz parte da programação oficial de aniversário da cidade, teve a presença do governador de São Paulo, José Serra, do secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e do reitor da Universidade de São Paulo, Professor Doutor João Grandino Rodas, que conheceram a exposição guiados pela diretora do museu.

Comentários