Itu ganha Vara das Execuções Criminais da Infância e da Juventude
Solenidade de inauguração ocorreu no dia 10 de dezembro.
Jéssica Ferrari
Foi inaugurada, no dia 10 de dezembro, a Vara das Execuções Criminais da Infância e da Juventude da Comarca de Itu. A cerimônia aconteceu no Fórum da cidade, reunindo diversas autoridades.
Com a Vara de Execução Criminal e da Infância e Juventude um novo magistrado nomeado atuará especificamente nas referidas matérias possibilitando uma melhor prestação jurisdicional nos processos. Para a juíza Andrea Borges, “certamente haverá maior celeridade ao andamento dos processos da Infância e Juventude e adequada apreciação das questões relacionadas a execução criminal, sendo possível apreciar pedidos urgentes, designar audiências e solucionar os feitos em prazo menos do que atualmente é possível”.
De acordo com o diretor do Fórum de Itu, o juiz Hélio Villaça Furukawa, “é um privilégio para a cidade de Itu a instalação de uma vara especializada, são poucas as cidades que estão conseguindo em razão da restrição no orçamento”.
A instalação da Vara é fruto da articulação da deputada estadual Rita Passos com apoio dos juízes do Fórum de Itu, Dr. Hélio Villaça Furukawa, Andrea Borges e de vereadores de Itu, junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).
A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente do TJ-SP, José Renato Nalini; dos desembargadores Antonio Rigolin e Roque Antonio Mesquita; os juízes Dr. Hélio Villaça Furukawa, Dra. Andrea Borges, Dra. Andrea Lene Luchini, Dr. Fernando França Viana, Dra Tatiana Teixeira de Oliveira, Dr. Marcos Soares Machado, Dr. Jorge Panserini, Dr. José Eduardo Marcondes Machado, Dra. Adriana Furukawa e Dr. Hugo Leandro Maranzano; do prefeito de Itu, Antonio Luiz Carvalho Gomes (Tuíze); dos vereadores Marquinhos da Funerária, Olavo Volpato, Zelito do Quiosque, Jabá, Dr. Bastos e Sérgio Castanheira; e do Dr. Luiz Carlos Ormeleze, do Ministério Público Estadual e o Dr. Rene Pascoal Liberatore, Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB.