Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 15 de junho de 2016

Inauguração da Adutora Mombaça em Itu é anunciada para quinta-feira

Obra vai injetar mais de 280 litros de água na principal ETA.

Crédito: Arquivo/Itu.com.br Inauguração da Adutora Mombaça em Itu é anunciada para quinta-feira
Obras da Adutora Mombaça em Itu

Após diversas previsões para o fim da obra, finalmente a empresa Águas de Itu anunciou a inauguração da Adutora Mombaça em Itu, por meio de nota à imprensa.

O evento está marcado para ocorrer nesta quinta-feira, dia 16 de junho, às 9h30, na estação elevatória do Pau D’Alho e contará com a presença do prefeito Antonio Luiz Carvalho Gomes (Tuíze), do interventor da concessionária, Arthur Ferreira Neves Filho, entre outras autoridades.

A obra deverá trazer benefícios para toda a população da cidade, garantindo o abastecimento de água, principalmente nos períodos de estiagem. Quando estiver em operação, a adutora vai injetar mais 280 litros de água por segundo no sistema de tratamento da Estação de Tratamento de Água 1 (ETA) do Rancho Grande - que abastece a região central da cidade.

Serão 24,2 milhões de litros a mais por dia, o que equivale a 60% de captação daquela estação em períodos normais. Segundo a Prefeitura de Itu, o volume da nova adutora é suficiente para abastecer uma cidade com população estimada em 110 mil habitantes.

Estrutura

Além da rede de grande porte, localizada às margens da estrada rural do Pau D’Alho, o sistema da Adutora Mombaça é composto por duas estações de bombeamento. Um conjunto de 13 moto-bombas é responsável pelo recalque da água captada até a ETA-1, somando uma potência de 1.600 CV.

Nos 22,5 quilômetros de adutora foram instalados 3.750 tubos de 500 mm de diâmetro (de ferro fundido e de PVC), em um trajeto com 383 curvas, 383 blocos de ancoragem em concreto e armações de ferro, além de 60 dispositivos de proteção (ventosas e pontos de descarga) e uma chaminé (sistema metálico de proteção à rede) para evitar danos na tubulação. Além disso, 600 toneladas de pedras foram utilizadas para construir as barragens que possibilitam a captação de água nos dois ribeirões, Mombaça e Pau D’Alho.

Entenda

A Adutora Mombaça foi anunciada em julho de 2014 como uma obra de caráter emergencial para ampliar em cerca de 62% a capacidade de água na rede de abastecimento do Centro – que enfrentou um forte racionamento, com residências ficando meses sem uma gota d’água nas torneiras.

Inicialmente, a obra estava prevista para ser concluída em janeiro de 2015, mas acabou sendo adiada para o final de março e depois para junho daquele ano. No mesmo mês, houve o decreto de intervenção na concessionária e a nova data para operação da adutora passou a ser setembro. Após alegação de descumprimentos de obrigações contratuais, a intervenção foi prorrogada e as obras também.

Comentários