Gravações da minissérie Bento da Caridade são encerradas
Foram oito dias de filmagens no total.
Flávia Gati
As gravações da minissérie Bento da Caridade chegaram ao fim no dia 26 de julho. Ao todo, foram oito dias intensos de filmagens, que resultaram em 48 horas de material bruto.
Além das cenas que farão parte do projeto, foram gravados cerca de 10 depoimentos reais de pessoas envolvidas com a causa de Padre Bento ou que tiveram algum tipo de experiência com a hanseníase, para serem usadas durante a produção. Entre as pessoas que participaram desses depoimentos estiveram o pároco da Igreja Senhor do Horto São Lázaro, Padre Genival, o historiador e secretário da Cultura Jonas Soares e o ex-prefeito ituano Olavo Volpato, além do atual prefeito Herculano Junior e da deputada estadual Rita Passos.
A equipe técnica dará início à segunda parte do projeto, a edição de todo o material captado, ao longo de três semanas. “Existem muitas cenas excelentes e será difícil escolher o que deverá ser descartado”, explica o diretor Renato Benedetti, que ficou satisfeito com os resultados obtidos até o momento.
A atriz Aldine Müller, conhecida por seus papéis em novelas como Sassaricando e Rainha da Sucata, participou do último dia de gravação e ficou extasiada com as cenas que foram gravadas. “A história em si é muito forte. A gente se emocionou tanto, foi uma catarse”. Para o cinegrafista e diretor de fotografia, Moisés Soares de Lima, este trabalho será um marco na cidade. “Toda a equipe envolvida na produção de Bento da Caridade vai entrar para a história. É a primeira minissérie produzida sobre este assunto e as pessoas vão se surpreender com o material, porque ele foi cuidadosamente preparado por todos”.
A minissérie Bento da Caridade foi totalmente filmada em Itu, com 90% das locações concentradas na Chácara do Rosário, e será lançada em setembro, durante a Semana Padre Bento, com exibições pela TV Itu 8 da Net e algumas outras públicas, para quem não é assinante de TV a cabo.