Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Feira sobre genealogia da família reúne mais de 300 pessoas em Itu

Evento aconteceu no dia 28 de setembro.

Feira sobre genealogia da família reúne mais de 300 pessoas em Itu
A igreja incentiva a todos os seus membros fazerem sua genealogia

No dia 28 de setembro, Itu foi sede de uma feira de exposições com foco em genealogia da família. A feira, chamada pelos organizadores de “Feira da História da Família”, foi realizada por membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecidos como Mórmons, e aberta gratuitamente para população. Passaram pela exposição em torno de 300 pessoas, membros e não membros.

Com o maior acervo genealógico do mundo, no site www.familysearch.org, a igreja incentiva a todos os seus membros fazerem sua genealogia. A feira foi pensada para que os que não são membros, mas também procuram saber sobre seus antepassados, saibam que podem se beneficiar, sem custo nenhum, dos nomes cadastrados no site.

“A ideia de abrir a feira para o público é mostrar que a igreja não se preocupa somente com as famílias que estão dentro da igreja, mas também com as famílias que estão fora. Muitos dos problemas que nós temos poderiam não existir se as famílias fossem melhor estruturadas”, disse o presidente da Estaca Itu, Fernando Caparroz.

A captação dos nomes do site é feito por um processo chamado de indexação. “O processo é simples, a igreja tem um acervo bem grande de documentos e registros escaneados, e os próprios membros realizam o processo de transcrever os documentos, que muitas vezes são de difícil leitura, os transformando em arquivos online. Quando nós fazemos história da família, precisamos buscar os nomes. O processo de indexação facilita essa busca, disponibilizando os nomes no site da igreja”, disse a diretora de indexação da sede da igreja em Itu, Juliana Camargo.

Apesar de ter ocorrido em Itu, também estavam envolvidos no projeto cidades vizinhas como Salto, Indaiatuba e Porto Feliz, cada uma responsável por um dos temas expostos. A exposição contou muitos objetos antigos usados desde os anos 1920 até, aproximadamente, os anos 1990.

“Quando me chamaram para ajudar na organização de um dos estandes eu logo pensei no porão do meu pai, tem muita coisa guardada lá e eu sabia que a gente poderia usar alguma coisa. Ver a sala lotada com os jovens curiosos e animados foi gratificante”, disse Luciana Pincovai, umas das colaboradoras da feira.

A feira foi encerrada com uma palestra ministrado pelo presidente do Templo de Campinas, Silvio Geschwandtner, que falou sobre a importância de conhecer os antepassados. “Nós acreditamos que eles não são só os nomes, são pessoas, fazem parte da nossa vida. Por isso não falamos genealogia, a gente fala história da família. Porque eles têm uma história, e a gente precisa conhecer a história deles para entender a nossa”, finaliza a diretora do centro de história da família, Milena Canaveze.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na Rua 21 de abril, nº 223, no Centro de Itu, está aberta todas as terças, das 19 às 22 horas, e domingos, das 17 às 19 horas, para quem quiser saber mais sobre como fazer sua genealogia. 

Comentários