Publicado: Segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Enchentes em Santa Catarina: saiba como ajudar
Em Itu, as doações podem ser feitas em vários lugares.
Guilherme Martins
As chuvas e enchentes vêm castigando Santa Catarina. Ao menos 31 pessoas continuam desaparecidas, o número de mortos chega a 116 e o número de pessoas que tiveram de deixar suas casas chega a 78.701.
Deste total, 27.410 estão desabrigados, ou seja, dependem de abrigos do poder público, e 51.297 estão desalojados. Leia um comovente depoimento de uma das vítimas das enchentes no Estado.
A Defesa Civil confirmou que dez cidades decretaram situação de calamidade. Diante dessa situação, várias medidas estão sendo tomadas para ajudar a diminuir os danos.
Doação de alimentos
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta quarta-feira, dia 26 de novembro, em visita a Santa Catarina, medidas emergenciais para socorro às vítimas das enchentes no Estado. Após reunião com o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, Temporão confirmou o envio de 17 toneladas de medicamentos e insumos médicos, a solicitação de um hospital de campanha ao Ministério da Defesa, além da liberação de R$ 100 milhões para recuperação das unidades de saúde dos municípios catarinenses.
“É uma decisão rápida para disponibilizar, sem burocracia, os recursos necessários para o estado”, disse o ministro José Gomes Temporão.
Os medicamentos disponibilizados pelo ministério são indicados para o tratamento de doenças comuns em situações de enchentes, como leptospirose, hepatite, diarréia e problemas relacionados à má qualidade da água. As primeiras 10 toneladas de medicamentos deverão estar disponíveis já nesta quinta-feira 27 de novembro.
Os R$ 100 milhões anunciados pelo ministro Temporão para recuperação física, funcional e reforço de custeio das unidades de saúde em Santa Catarina serão incluídos na Medida Provisória do governo que destinará recursos extraordinários para atendimento a situações de emergência.
SOS Blumenau
A fábrica têxtil Karsten criou o programa SOS Blumenau, de auxílio às vítimas da enchente. Três centros de arrecadação - um em São Paulo e dois em Blumenau - foram montados para receber roupas, medicamentos e alimentos. Além de coordenar os trabalhos de arrecadação e envio das doações, a empresa também está fornecendo alimentos e água potável às vítimas.
Mais de 80 famílias de funcionários da fábrica ficaram desabrigadas e calcula-se que mais de 18 mil pessoas estejam em situação semelhante, desde o último final de semana, quando as chuvas fizeram com que o rio que circunda a cidade transbordasse, ficando 11 metros acima de seu nível normal.
A empresa também colocou à disposição em seu website o número da conta da Associação Beneficente João Karsten para recebimento de contribuições que serão repassadas às vítimas.
> Para doar roupas, medicamentos e alimentos não perecíveis os endereços são:
Em São Paulo: rua Joaquim Floriano, 72, bairro Itaim Bibi - CEP 04534-004
Em Santa Catarina: Fábrica da Karsten em Blumenau (Rod.de acesso à Pomerode)
> Para doações em dinheiro:
Associação Beneficente João Karsten - CNPJ 82.625.005/0001-74 Banco Itaú - Agência 0132 - C/C 03046-1
Mais informações pelo telefone (47) 3331-4388.
Posto JC/Petrosul
O Posto JC, posto de combustível sob a Bandeira Petrosul, localizado na rua Washington Luiz, 1297, também está recebendo arrecadação para as vítimas do Estado de Santa Catarina. Os interessados poderão levar água potável envasada em garrafas, galões ou copos até o posto que os funcionários receberão e darão o destino necessário aos produtos.
Jad Log
A transportadora Jad Log está disponibilizando suas filiais para a coleta de roupas, alimentos e artigos de higiene. Os interessados deverão encaminhar as doações para a rua Arlindo Nóbrega de Almeida, 168, bairro São Luiz, de segunda à sexta, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4025-9039.
As cidades de Tatuí e Porto Feliz também estão engajadas na arrecadação de doações para ajudar as famílias desabrigadas de Santa Catarina.
Além dos já anunciados apoios ao Estado, várias outras entidades estão reunindo doações para ajudar os desabrigados, tais como: Fundo Social de Solidariedade, a rede de supermercados Carrefour, a Colinas, o Rally Mega Cidadão,
Conheça outros locais de doação
- Tags
- santa catarina
- enchente
- chuva
Comentários