Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 31 de outubro de 2017

Diplomata ituano tomará posse na Academia Ituana de Letras

Dr. Synésio Sampaio Góes Filho ocupará a Cadeira Nº 23.

Diplomata ituano tomará posse na Academia Ituana de Letras
Diplomata ituano

Na sexta-feira, dia 10 de novembro, tomará posse como membro efetivo da Academia Ituana de Letras (Acadil) o Diplomata ituano Dr. Synésio Sampaio Góes Filho. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, seguiu carreira de Diplomacia junto ao Itamaraty por mais de 40 anos. Atuou como Embaixador do Brasil na Colômbia, Bélgica e Portugal. É autor de um clássico estudo sobre as fronteiras do Brasil, “Navegantes, bandeirantes, diplomatas: um ensaio sobre a formação das fronteiras do Brasil”.

É membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, da Academia de História de Portugal, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Academia Paulista de Letras. Atuou também como professor do ensino superior no Instituto Rio Branco e na FAAP, em Itu proferiu participou da Sessão Magna da Academia Ituana de Letras com a palestra “Personagens da História Ituana”.

Eleito em 1º de setembro para ocupar a Cadeira nº 23, Dr. Synésio Sampaio Góes Filho fará o elogio ao seu patrono, Dr. Washington Luís Pereira de Souza e ao primeiro ocupante da Cadeira, o Acadêmico Nelson Kojranski, falecido em 2015. A cerimônia será realizada no auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 140), em 10 de novembro, a partir das 19h30.

O novo acadêmico será saudado pela acadêmica Maria Lúcia A. M. Dias Caselli. Na ocasião, a Academia também fará o lançamento do volume XIX da Revista da Acadil que reúne trabalhos de seus membros.

O evento, que faz parte das celebrações do Jubileu de Prata de fundação da Academia, contará com a participação da renomada pianista Maria José Carrasqueira, professora do curso de Música da UNICAMP e concertista de carreira internacional. A cerimônia é aberta ao público.

A Academia Ituana de Letras é uma associação de escritores que, em 2017, conta com trinta e dois membros que se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral.  

Comentários