Concretagem do "piscinão" do Jardim Faculdade prossegue
Obra deverá aumentar capacidade de retenção de água.
Jéssica Ferrari
As obras de canalização dos córregos Taboão, Brochado e Guaraú, que resultarão no Parque Linear de Itu, prosseguem dentro do cronograma, segundo informações da prefeitura. Uma das frentes de trabalho está providenciando a concretagem do “piscinão” do Jardim Faculdade.
Nesta obra, são utilizados gabiões em todo o entorno do “piscinão”, distribuídos em três linhas. Gabião é um tipo de estrutura armada, flexível, drenante e de grande durabilidade e resistência. São produzidos com malha de fios de aço e depois preenchidos com pedras britadas.
Nesta semana, outra equipe continua escavando e cortando o restante do barranco lateral à grade criando o talude (plano de terreno inclinado que garante a estabilidade do local) que receberá mais gabiões como paredes de entorno. Mais da metade do fundo do “piscinão” já está concluída.
Quando finalizada, a obra deverá aumentar a capacidade de retenção de água, minimizando possíveis problemas durante o período de chuvas em Itu.
Parque Linear
O Parque Linear deverá ser o maior projeto de manejo de águas pluviais do país. Aproximadamente 10 km de córregos serão revitalizados, sendo beneficiados os córregos do Brochado, Taboão e Guaraú. O repasse para as obras é de 95 milhões de reais, obtidos através de um convênio assinado entre a prefeitura da cidade e o Governo Federal.
Também estão sendo recuperados dois reservatórios de contenção de chuvas de pico (os chamados "piscinões") existentes no município, localizados na Vila Gatti e Jardim Faculdade.
Estes principais córregos da cidade receberão drenagem e canalização em sua extensão e também a efetivação de parques lineares em suas margens.
As margens destes córregos deverão ser transformadas em espaços para a convivência e prática de atividades físicas, com a implantação de ciclovias e pista de caminhada, além de plantio de mais de 80 mil mudas de árvores de mata ciliar.
As obras estão previstas para serem concluídas em até 18 meses.